18 dezembro 2014

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 17 Dec 2014 06:00 PM PST
AQUELE QUE HABITA NO ESCONDERIJO DO ALTÍSSIMO, À SOMBRA DO ONIPOTENTE  DESCANSARÁ


 "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará." (Salmos 91:1)

Textos: Jó 13: 23 e 25; Apocalipse 1:9

v.23     "Quantas iniqüidades e pecados tenho eu? Faze-me saber a minha transgressão e o meu pecado.
v.25     Acossarás uma folha arrebatada pelo vento? E perseguirás o restolho seco?"

v.9       "Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus."

Introdução

                Não podemos confundir João Batista, filho de Isabel e Zacarias, que veio como precursor do Senhor Jesus, com João, apóstolo, irmão de Tiago, filhos de Zebedeu.
                João foi chamado por Jesus para segui-lo, quando, num barco, estando ali com seu pai e seu irmão Tiago, consertava as redes de pesca, no mar da Galiléia. João, portanto, era pescador (Mateus 4: 21-22).
                Jesus chama os dois irmãos, que deixam seu pai, com os seus trabalhadores, e seguem imediatamente ao Senhor. Eles tiveram seus nomes mudados para Boanerges, que quer dizer: Filhos do trovão (Marcos 3:17).
                A impetuosidade destes homens, ainda não dominados pela graça, manifestou-se quando repreenderam a um que expulsava o inimigo, em nome de Jesus, e não os acompanhava (Lucas 9: 49-50). Vendo o Senhor rejeitado pelos samaritanos, desejaram que fogo do céu os consumisse (Lucas 9:52-54). Queriam também, aprovados por sua mãe, lugares de honra ao lado de Jesus, em Seu reino (Mateus 20:20 e 20:21). Tudo isso foi vencido pela graça, convertendo-os em servos cheios de amor.
                A seguir, João torna-se achegado ao Senhor, e é por Ele chamado, juntamente com Pedro e Tiago, para presenciar a cura da filha de Jairo (Marcos 5: 37 e Lucas 8:51); a transfiguração de Jesus (Mateus 17:1). Com eles esteve no momento da sua agonia, no Getsêmani (Mateus 26:36-37), e, também, João foi aquele a quem Jesus, preste a expirar na cruz, confiou que cuidasse da sua mãe (João 19:25-27).

1  -  Podemos observar que uma transformação aconteceu na vida daquele discípulo, que se tornou um servo profundamente amado pelo Senhor Jesus e que O amava também. Movido por este amor, passou a ser um anunciador da salvação, em Jesus, e por isso perseguido, a ponto de ser desterrado para uma ilha chamada Patmos, lugar inóspito, constituído por pedras, que não produzia nada, onde havia uma prisão.
                Era um momento de perseguição à igreja que nascia, após a ascensão do Senhor Jesus; perseguição esta movida pelos imperadores romanos. E foi por esta perseguição que João foi desterrado para a ilha de Patmos. Contudo, João havia sido preparado para aquele momento, assim como Tiago e Pedro. Tiago morto à espada (Atos 12:2); e Pedro de uma morte que haveria de glorificar ao Senhor (João 21:18-19).
                Foram preparados para grandes lutas, momentos de sofrimento, momentos difíceis.
                Era preciso estar no esconderijo do Altíssimo, e cada um deles recebeu, em algum momento especial, este preparo.

2  -  No texto que lemos, em João 13:23 e 25, vemos o momento da última ceia. Era a proximidade da partida do Senhor Jesus. João, o discípulo amado, reclina a cabeça no peito do Senhor Jesus. O que parecia ser apenas um gesto de carinho tinha muito mais profundidade do que a aparência dizia. Naquele momento difícil de separação, João buscava refúgio seguro para sua alma.

3  -  Quando reclinou a cabeça, passou a receber a influência da vida, que estava pulsando no coração de Jesus, que era a figura da eternidade. Por outro lado, todas as revelações da intimidade de Deus, que precisavam ser transmitidas à igreja, saíram do coração de Jesus para o seu entendimento – entendimento das coisas espirituais que ele presenciaria, quando foi levado à eternidade, no ato do arrebatamento que viveu, e pôde contemplar, e transmitir, à igreja, tudo o que viu, anotando tudo o que haveria de vir.
                Estava ali recebendo a virtude do alto, a virtude daquele que é Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. Era o refúgio, o abrigo de Deus, o descanso à sombra do Onipotente, a paz que precisava; mostrou dependência, amor, confiança. 

Conclusão


                Jesus era a figura do Pai. Tinha todas as características do Pai: de sustento, de amor, de proteção.
                João foi, ali, preparado para enfrentar o exílio, para ouvir a voz do Senhor, para ver a sua glória, para contemplar as maravilhas da eternidade.
                Tudo agressivo e triste ao redor, e João é chamado pelo Senhor, no dia do Senhor. É convidado a subir a eternidade. Quanta glória, quantas maravilhas!
                Este mesmo Jesus é o que tem falado conosco, que tem requerido, de nós, amor e fidelidade, e tem oferecido abrigo; tem posto a nossa disposição o calor do seu Espírito Santo. Tem se oferecido como esconderijo, onde podemos nos resguardar da aridez deste mundo, e descansar à sombra do Onipotente.



Posted: 17 Dec 2014 03:19 AM PST
O Senhor Reina! Exulte a Terra e alegrem-se as regiões costeiras distantes, Nuvens escuras e espessas o cercam; Retidão e Justiça são à base do seu trono. Salmo 97 1,2

São incompreensíveis ao nosso parece os métodos utilizados por Deus para demonstrar sua grandeza e gloria. Deus é mistério, segredo que só torna conhecido para aquele que se achega até Ele, é necessário mais que logica humana para entender a manifestação do seu poder.
Para conhecer a Deus é fundamental deixar de lados os conceitos e razão da vida terrena, pois é impossível sentir a presença de Deus se o nosso eu estiver no auge, Deus não se revela enquanto os nossos conhecimentos estiver em evidencia.

Na ótica humana, é contraditório  afirmarmos que, Deus tem o domínio do universo, se, olhamos para as situações ao nosso derredor. São tantas injustiças, tantas insanidades, tão desgraças, tantos fatos e ocorrências ordinárias, que na visão humana não há como não questionar da Justiça e existência de Deus.
Exatamente porque está-se olhando com olhos humanos, e, não utilizando o entender espiritual. Não vislumbramos com a fé, pois, através da fé é que percebemos quão desobedientes somos, e cumplice das coisas que nos acontecem. O único meio de vermos a manifestação de Deus e a sua justiça, é crendo que Ele pode revelar-se. 
Isto sai da ordem humana para a dimensão espiritual, Deus é espirito, quem deseja a sua presença e o seu agir, precisa está direcionado por Ele, ou seja ser espiritual. 
Mesmo estando na terra, a nossa mente e razão têm que esta vocacionados na linha de Deus, e isso só é possível se estivermos orientados na sua palavra, é ela que nos encaminha até as respostas e porquês.
Somos tão frágeis e incapazes de assimilar a magnitude, sabedoria e conhecimento de Deus. A maneira De Ele revelar a sua grandeza minimiza abundantemente o nosso raquítico saber. Tantas vezes pensamos ser alguma coisa, mais nada somos, por mais conhecimentos que um homem tenha, sempre ele vai parar diante do muro da morte, e, tudo que ele sabe vira pó. 

Enquanto estivermos inclinados  para o nosso eu, ficaremos trancafiados na mesmice que impedirá de conhecermos  de fato e de verdade o Grande EU SOU.

Quando o Salmista relata que o Senhor reina, ele também completa dizendo, que por isso a terra deve regozijar-se. Ou seja, por pior que esteja a situação, mesmo que aparentemente o caos esteja dominando, não podemos esquecer que,  o controle pertence a Deus. Terra,  ilhas costeiras, lugares distantes da terra, exulte, salte de alegria, façam festas independente de qualquer que seja a situação, porque tudo esta debaixo de um comando, tudo esta submerso no domínio do Senhor do universo, isto que dizer;  a solução para tudo está Nele, basta acreditarmos.

Imagine se Deus não tivessem no comando de  todas as coisas?  Imagine se o controle da terra estivesse na mão de satanás, o que seria das nossas vidas? Pestes, doenças, misérias, fome, destruição, guerras, pragas, violência e fatalidades por todos os lados aconteceriam sem tréguas, iriamos viver um verdadeiro inferno na terra. Pois este é o papel de satanás; roubar, matar e destruir, logo, todas as vezes que alguém comete tais atos, esta pessoa está influenciada e monitorada pelas forças das trevas, a sua alma esta embriagada pelo vinho amargo da região sombria do mal.

Se com Deus no comando, achamos difícil, o que poderá vir sobre nós se Deus abrisse mão das nossas vidas?  Catástrofe mesmo virá para quem não confia em Deus. 
Aqueles que creem Nele, não fiquem espantados, porque maior do que todas as dores deste mundo, é o Deus que tudo governa.
Com base nisto o salmista enfatiza, chama-nos atenção para um simples fato, mesmo que pareça que tudo não tem mais jeito, e, por piores que estejam às situações, a ultima palavra vem de Deus, ainda que estejamos andando pelas regiões da sombra da morte, não sofreremos mal algum, tenhamos sempre bom animo é Deus que domina sobre nós.

E a alvenaria, o alicerce, as colunas que sustenta o trono Dele é a Justiça, E sendo Deus justo não permitirá que o mal se prolongue por muito tempo. As nuvens escuras e rápidas que nos cobre, estão em torno do seu trono, na hora certa, Ele soprará essas nuvens para distante, e irá frustrar os projetos do inimigo, porque retidão é a linha horizontal do olhar de Deus.
Tudo que nos acontece, faz parte do plano glorioso de salvação do nosso Deus para com as nossas vidas, Então, Alegrem-se todos que crerem em sua existência. O justo juiz que reina de  forma imparcial  julgará as nossas causas e fará com que a sua vitória venha sobre nós.

Elza Carvalho
Posted: 17 Dec 2014 02:50 AM PST
Lucas 4:41 - E também de muitos saíam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo. 

Em Cafarnaum, Jesus pregava na sinagoga, curava enfermos e expulsava demônios. Nos casos de exorcismo, um dado nos chama a atenção: o Mestre sempre impedia que os demônios informassem aos circundantes Sua pessoa de Messias, de Cristo. Diz Lucas: "E também de muitos saiam demônios, clamando e dizendo: Tu és o Cristo, o Filho de Deus. E Ele, repreendendo-os, não os deixava falar, pois sabiam que ele era o Cristo" (Lucas 4:41).

Aparentemente, não encontramos apoio em Jesus, na interpretação dada por alguns ao texto "a tempo e a fora de tempo", de Paulo (II Timóteo 4:2). O Mestre foi rigoroso, no seguimento da "hora de Deus", a hora certa de fazer e a hora de não fazer. Até na atitude de pregar usando parábolas, Jesus levou a sério a "Sua hora", chegará "a hora" do Seu sacrifício, Jesus, então, pregou abertamente sua missão de Filho do Deus vivo.


Em Atos 1:7-8, Jesus ressuscitado, após desencorajar a preocupação dos discípulos a respeito do tempo certo, ensinou-lhes m princípio que deve nos nortear ainda hoje: nosso bom testemunho de Cristo deve ser dado quando respeitamos a virtude e a orientação do Espírito Santo em nós. Ele os ensina o que diz, como dizer e quando dizer. Quando somos sensíveis ao Espírito de Cristo, aprendemos a pregar a Jesus, no tempo de Jesus. 


Wallace Oliveira Cruz
Facebook   -   Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário