02 dezembro 2014

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS



Posted: 01 Dec 2014 06:00 PM PST
Lucas 14:16 - Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. 

Na chamada "parábola da grande ceia" Jesus nos ensina que devemos dar valor exatamente às coisas de menor importância. "Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos" (Lucas 14:16)". Muitos convidados, entretanto, por causa de interesses menores, rejeitaram convite para o grande evento...

Conviver com outras pessoas é um grande evento. É uma empreitada de grande preço, que exige nossos melhores valores. 

Muitos de nós, apesar do conselho do Mestre, insistimos em servir a dois senhores. Ou a três. Ou a um monte.

Queremos ou não, relacionamentos sólidos e funcionais requerem uma certa exclusividade de energias. Relacionamentos íntimos e profundos repelem a co-existência com amizades superficiais e circunstanciais. Relacionamentos sólidos e funcionais não merecem a concorrência com empregos ambiciosos.

Se estamos construindo um relacionamento íntimo e profundo é porque fomos convidados para uma grande ceia. É importante dar prioridade a ela.

Wallace Oliveira Cruz
Posted: 01 Dec 2014 06:00 PM PST

INTRODUÇÃO

Texto Chave – Jr 18:6 – "... Eis que,  como  o  barro  na  mão  do  oleiro, assim sois vós na minha mão,  ó
                                         casa de Israel."
Texto Auxiliar – Sl 139:16 e 17 - "Os  teus  olhos  viram o meu corpo  ainda  informe, e no teu  livro todas
                                                        estas  coisas  foram  escritas; as  quais iam  sendo  dia a dia formadas,
                                                        quando nem ainda uma delas havia".
1.   Deus leva o profeta à casa do oleiro, para lhe ensinar ali sobre a sabedoria de Deus com relação a Israel.
2.   O que Jeremias podia contemplar: O barro disforme, inútil, sem valor. Observou o oleiro retirando as impurezas do barro, misturando com a água, preparando todas as coisas para começar a formar o vaso. Mas até então, não tinha Jeremias nenhuma idéia de como seria o vaso. Qual o seu tamanho? Qual o seu formato? Qual a sua finalidade? Até ali tudo era um mistério a ser revelado. Porém o projeto já existia na mente do oleiro. Poderíamos dizer que, mesmo não tendo ainda forma, o vaso já existia na mente do oleiro.
3.   Jeremias pôde também contemplar o oleiro quebrar o vaso, antes de terminá-lo (algo estava fora do projeto, do vaso que o oleiro podia ver dentro da sua mente).
4.   I Co 2:2 – "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus".
5.   Deus trouxe os nossos familiares para a obra do Senhor. Não éramos melhores, mas Ele escolheu a nós ("não fostes vós que me escolhestes, antes Eu é que vos escolhi"). Quando ele nos tirou do mundo, foi para realizar em nós um projeto que ele já tinha em mente.
6.   Misturar com água é quebrar toda a nossa resistência por sua Palavra.
7.   Deus tem um projeto, que só vamos conhecendo à medida que ele vai nos revelando. Quando alguma coisa sai do que for por Ele estabelecido, é necessário quebrar para que somente a sua vontade prevaleça.
8.   Jeremias podia até ter um projeto seu em mente, mas quem estava fazendo o vaso era o oleiro.

9.   Nós podemos também imaginar o que Deus quer fazer na vida dos nossos filhos, maridos. Só que nada disto conta, pois tem de prevalecer a revelação. Assim, na vida espiritual, material, profissional, afetiva, tudo está no projeto de Deus. E o Senhor não quer a nossa influência. Precisamos ver na vida dos nossos familiares não o nosso querer se cumprir, mas sim o querer do Senhor. Às vezes, por uma interferência qualquer, o vaso se quebra. O Senhor quer nos valorizar, revelando nosso dia a dia, levando filhos, esposos e a casa a entender que o importante é sabermos que o projeto existe, temos de buscá-lo. Um conhecimento do que está na mente do Senhor.
Posted: 01 Dec 2014 06:03 AM PST

Ezequiel 3:3 - E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. 

Há tarefas que Deus nos manda cumprir que nada têm de razoável. Quando o Senhor mandou Ezequiel pregar ao povo, disse a ele o que já dissera a Jeremias – os ouvintes não vão se comover com a verdade mandada pelo Senhor. No caso de Ezequiel, entretanto, a coisa ficou mais estranha. Deus apresentou ao profeta um rolo de pergaminho cheio de "lamentações, suspiros e ais. "Após a leitura do livro, veio a ordem divina: filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que Eu te dou. Então o comi e era na minha boca como o mel" (Ezequiel 3:3).

A Bíblia contém uma respeitável coleção de estratégias usadas por Deus ou ensinadas por Ele. Há o caso das parábolas, por exemplo. Jesus as contou porque não havia chegado a hora do Seu sacrifício na cruz. De igual maneira, em nossa vida, há mensagens que o Senhor nos dá, cujo significado somente compreendemos depois de algum tempo.

A questão de nossa obediência às instruções do Senhor pode ser assim resumida: nossa reação adequada não deve ser a de pedir explicações ao Senhor. Nossa postura de servos e de filhos permite examinar as Escrituras, para ter certeza de que ouvimos mesmo a ordem recebida. Uma vez confirmada a missão do Senhor, o bom senso espiritual manda que sigamos, à risca, a orientação divina. Por mais que nos pareça esquisito, se Ele tiver mandado mesmo, nosso negócio é comer o livro...

Wallace Oliveira Cruz





Nenhum comentário:

Postar um comentário