24 dezembro 2014

Como Começar o Ano Novo


O Pregador

Link to O Pregador

 
Como Começar o Ano Novo
Texto: Salmo 139:23-24
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno".
Introdução: O ano novo está chegando, e estamos ansiosos para mais um ano repleto de oportunidades. Para fazer o melhor uso das oportunidades que Deus nos dá, devemos ter certeza de que nosso coração é reto diante dEle. Em 1 Samuel 13:14, Davi é descrito como sendo um homem segundo o coração de Deus. Isso significa que ele era um homem que desejava conhecer e fazer a vontade de Deus. Nestes dois versos, Davi pede a Deus para fazer três coisas em sua vida. Se desejarmos sinceramente pedir a Deus para fazer as mesmas coisas em nossas vidas. Nós também podemos ser considerados pessoas que busca o coração de Deus.

I. "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração...".

A. O coração é o centro da nossa vida.[post_ad]B. (Provérbios 4:23) "Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida"
C. (1 Samuel 16:7) "Mas o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque eu o rejeitei; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração"
D. Davi pede a Deus para sondá-lo e ver o que está em seu coração.
1. Deus já sabia o que estava em seu coração.
2. Davi pede a Deus para mostrar a ele.
3. Que Deus o fizesse consciente de quaisquer desejos errados ou motivos que podiam dificultar as bênçãos de Deus sobre sua vida.
E. Nós devemos fazer o mesmo.
1. Devemos pedir a Deus para olhar para o centro de nossas vidas.
2. E pedir que Ele nos revele quaisquer coisas em nossos corações que pode nos impedir de ser o que precisamos ser neste próximo ano.

II. "... Prova-me e conhece os meus pensamentos...".

A. A seguir Davi pede a Deus que, literalmente, o coloque à prova.
1. O mesmo que nós testamos e provamos metais para avaliar o seu grau de pureza.
2. O ouro é aquecido uma e outra vez para trazer todas as impurezas para a superfície, onde podem ser removidas.
3. É o que Davi está pedindo a Deus para fazer. (1 Pedro 1:7) "para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo"
B. Davi orou para que Deus pudesse conhecer os seus próprios pensamentos.
1. Que lesse sua mente.
2. Quando Davi disse: "vê se há em mim algum caminho perverso"
3. Ele não estava desafiando Deus para tentar encontrar uma área de maldade; ele estava pedindo a Deus para lhes mostrar para que ele pudesse confessar e arrepender-se diante de Deus.

III. "... Guia-me pelo caminho eterno".

A. Davi pede a Deus direção e orientação. (Provérbios 14:12) " Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte"
B. Se quisermos ser usado por Deus... quisermos ter um coração segundo Deus... temos de buscá-Lo.
1. Isso significa que temos de admitir que precisamos da Sua direção em nossas vidas.
2. Devemos estar dispostos a seguir a sua liderança.
3. Ele nos deu um guia. (João 16:13) "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras"
 
Conclusão: A escolha é nossa. Queremos de fato ter as bênçãos de Deus sobre nossas vidas neste novo ano? Precisamos ser pessoas que têm um coração para Deus.
 
Sonda-me... Prova-me... Guia-me...
 
Feliz Ano Novo!
 
Leia também: 16 Esboços de Pregação para o Ano Novo
 
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário