25 março 2015

A Fé Começa Em Casa - Aprendendo a se Comunicar

 
"Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos." (Jó 42:5)
Toda comunicação é baseada no processo de transmissão verbal ou não verbal de uma informação de uma pessoa para outra.

Muitos se comunicam falando e gesticulando. Em casa nós brincamos com o fato de que um de nossos filhos gesticula bastante para falar e damos muitas risadas com isto. Parece que ele não consegue falar sem mexer suas mãos. Aliás, não conseguimos enxergá-lo falando sem que mexa suas mãos, passou a ser sua marca registrada e facilita compreendermos o que diz.

Mas além disto, a mensagem é importante e podemos comunicá-la em níveis diferentes.

O nível superficial é quando conversamos com alguém sem nenhum envolvimento ou comprometimento, principalmente sem emitir opinião ou sentimentos. Mais ou menos como aquelas conversas que dois minutos depois nem sabemos o que foi falado. Neste estágio ninguém tem receio de ser rejeitado, pois a conversa é muito limitada.

Já no nível descritivo, nos limitamos a descrever fatos ou relatar o que outras pessoas fizeram. Mesmo assim ainda não criamos nenhum tipo de envolvimento e, no máximo, expressamos nossa opinião a respeito de determinado assunto. Aqui muitas pessoas transitam tentando compreender o que os outros pensam sobre determinado assunto de forma a conhecê-las e saber se podem compartilhar algo sem serem rejeitadas.

Caminhando nestes níveis, chegamos no compartilhar de ideias e sentimentos. Neste estágio ainda preservamos parte de nossa intimidade e revelamos apenas o que nos parece oportuno ou que não será objeto de rejeição por parte da outra pessoas e, ao mesmo tempo, não nos ocasionará feridas. Normalmente nos preservamos em relação aos assuntos que nos são importantes e que, se forem atingidas, poderão nos trazer dor e algum tipo de desajuste interno.

O último nível que chegamos é a comunicação total. Então passamos a compartilhar nossos sentimentos e emoções. São relacionamentos baseados na honestidade e abertura completa. Aqui corremos o risco de sermos criticados ou rejeitados pela outra pessoa. Isto mostra-se bastante ameaçador para qualquer pessoa, mas é um nível necessário a todo ser humano, apesar de não poder ser desenvolvido em todos os nossos relacionamentos. Por outro lado, é essencial para o sucesso da vida conjugal. 

Muitos casais jamais chegam a desenvolver um nível de comunicação adequado que permita se conhecerem e viverem bem. Eu glorifico ao meu Deus que, desde cedo, colocou no meu coração e no da minha esposa desenvolvermos um nível de comunicação adequado.

Conheço muitos casais que viveram décadas juntos sem se comunicarem adequadamente. Isto os privou de uma vida alegre e gerou problemas sérios no relacionamento, a ponto de levar a uma crise. Somente por não se comunicarem bem.

Muitas vezes os casais passam o dia inteiro trabalhando fora e quando chegam em casa sequer falam sobre seu dia. Aqui em casa desenvolvemos a prática que aprendemos nas aulas de casais que ministramos.

A ideia consiste em quando nos encontramos ao final do dia fazermos duas perguntas bem simples um ao outro:

— O que aconteceu de melhor para você hoje?

— O que aconteceu de pior para você hoje?

Ao fazer cada uma das perguntas o outro deve escutar ativamente a resposta e apoiar tanto quanto necessário. Em seguida o outro cônjuge faz a primeira pergunta ao outro, que responde.

Somente depois é que fazemos a segunda pergunta, que dependendo dos acontecimentos do dia pode exigir que o cônjuge ministre ao coração do outro aquilo que seja necessário para que alcance a paz.

Isto tem funcionado muito bem e nos leva a compartilhar nossos sentimentos e emoções um ao outro. Experimente!

PARA EXERCITAR COM SEU CÔNJUGE


  • Qual tem sido o nosso nível de comunicação?
  • Você se sente seguro para compartilhar seus sentimentos e emoções comigo?

"Pai celestial, ajuda-me a comunicar-me mais e melhor. Que eu tenha um coração que permita ouvir sem se zangar e apoiar meu cônjuge com amor. Que nós possamos desfrutar de um novo nível de comunicação e de relacionamento. Amém!"
Deixe o seu comentário no site: 
http://www.ichtus.com.br/dev/2015/03/25/a-fe-comeca-em-casa-aprendendo-a-se-comunicar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário