26 março 2015

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Posted: 25 Mar 2015 08:00 PM PDT
SALVAÇÃO DE GRAÇA 

Zaqueu o Publicano


Texto Lucas 19:03/05

3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.

5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.


INTRODUÇÃO

Zaqueu foi eleito, estava destinado ao encontro, onde teria que escolher o caminho que iria trilhar.

Zaqueu desejou ver Jesus, pois, sua alma incessantemente clamava em busca de resposta para o segredo da sua alma.

Se por um lado o homem tem sobre si uma eleição que independe de sua vontade, pois, está sujeita a soberania de Deus, por outro, o mesmo homem tem uma incessante busca a fim de desvendar o segredo que incomoda sua alma.

Jesus passando por Jericó com destino à Jerusalém e tinha um encontro marcado com Zaqueu.

Zaqueu por sua vez buscava ver Jesus, sem saber por quê? Movido pela sede de sua alma

Ao ver Jesus, Zaqueu se depara com algumas dificuldades e tenta desistir, tenta fugir, por causa de sua baixa estatura. O homem de pouca estatura é aquele que não teve seu conhecimento da Graça.

No momento do encontro não adianta: Tentar desistir (e não podia, por causa da multidão)

O encontro com Jesus foi marcado pelo Espírito Santo, não há possibilidade do homem impedir esse encontro, pois, o ato da salvação é operado pela soberania de Deus, sem intervenção do homem.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós... João 15:16
  
 "... E, correndo adiante... "

O homem tenta de todas as formas driblar, fugindo, correndo, dando desculpas em busca do impossível, pois, ele foi escolhido para esse encontro, e no encontro sua vida será marcada pela decisão que ele precisará tomar.
Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Salmos 139:7

"... subiu a um sicômoro bravo para o ver..."

Zaqueu tentou manter a posição, uma característica do homem, que tenta se colocar acima da situação que o envolve, para mostrar que está tudo bem, que não precisa de nada, que sabe de tudo, que tem o controle da sua vida.

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o SENHOR; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra. Isaias 66:2

"...Porque havia de passar por ali..."
 
Se faz necessário o Senhor passar pela vida homem, para que projeto de Salvação se realize na sua vida. Zaqueu achou pensou que veria Jesus passar por ali e pronto acabou eu o vi e acabou, mais o chamado não depende da ação do homem, pois, ele terá de decidir, seguir ou não a Jesus, fazer uso do que possui o livre arbítrio.

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida,para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19

CONCLUSÃO

Assim como Zaqueu, o que resta ao homem é atentar para essa grande salvação. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação... Hebreus 2:3
 
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. Lucas 19:6

Receber Jesus  com pressa, deixar para traz a religiosidade, a razão e abrindo a porta da nossa casa (coração) para Jesus entrar e operar a Salvação.


Wallace Oliveira Cruz
Posted: 25 Mar 2015 03:24 PM PDT

mulheres



Ao escutar o desabafo de esposas cansadas, percebo que a grande maioria possui os mesmos anseios, e portanto, acabam reclamando das mesmas coisas. A mulher, diferentemente dos homens, é um ser emocional.  Em praticamente 100% do tempo age e reage baseada em suas emoções. É algo intrínseco à sua natureza. São raros os momentos em que conseguem ser 100% racionais (algo que os homens tiram de letra!), mas infelizmente (ou felizmente?) não temos poder para alterar essa realidade.
Depois de quase cinco anos trabalhando com aconselhamento, pude notar que poucas mulheres possuem a habilidade natural de expressar de forma clara e amorosa o que esperam de seus esposos. A grande maioria acaba explodindo em forma de gritos, episódios de choro e inclusive agressão física. Os consultórios de terapia e gabinetes pastorais estão cheios delas! Muitas desistem de lutar e acabam jogando a toalha: "Falar pra que? Não vai dar em nada mesmo. Cansei!". Então ligam o botão de automático e vivem como se fossem verdadeiros zumbis. Triste fato!
Mas é preciso lembrar que só se frustra quem cria expectativas e a grande maioria das mulheres é expert nisso! Criam expectativas sobre o príncipe encantado, casamento, maternidade, a casa dos sonhos… Lá neste mundo "encantado", o final é sempre feliz e a vida cheia de cor (sim, acredito que a Disney tenha grande parcela de culpa nisso!), e como o tamanho da frustração é sempre proporcional ao tamanho das expectativas, é normal que muitas mulheres vivam frustradas em seus relacionamentos.
No meio dessa bagunça toda precisamos encontrar o equilíbrio para que a paz e harmonia prevaleçam no relacionamento. Mas como? As mulheres precisam criar menos expectativas e os homens, estar mais atentos às necessidades de suas esposas. O primeiro passo esposa, é assumir que príncipe encantado não existe e tampouco casamento perfeito. Você e seu cônjuge são dois seres imperfeitos buscando encontrar um encaixe harmonioso, e precisam ter a consciência de que uma das missões mais importantes do casamento é aprender a, em cada situação (boa ou ruim), extrair o melhor do outro. Ou seja, se esforçar para que, através de suas atitudes, seu cônjuge se torne um ser humano melhor.
Marido, o que vai ler a seguir é o coração de uma mulher aberto e escancarado. Portanto, antes de iniciar a leitura, abra sua mente e coração. Se vier com predisposição a crítica e sete pedras nas mãos, não chegaremos a lugar algum. Creio ser esta uma grande oportunidade de restaurar um relacionamento desgastado. Seja inteligente e agarre-se à ela!
Vamos lá!
1 - Atenção: quando sua esposa estiver falando sobre as tarefas, rotina, filhos, sentimentos ou sobre o arroz que queimou na hora do almoço, se esforce para mostrar interesse. Ela precisa que seus olhos estejam no dela (e o pensamento também). Sei que a maioria dos homens tem dificuldades nessa área, ainda mais quando há ruídos por perto (filhos, televisão, celular…). Tente se desconectar do mundo a sua volta e conectar seu coração ao dela. Mostre interesse fazendo perguntas do tipo: "Mas o que vocês achou disso?" ou "Que ideia ótima querida!". Se algo estiver atrapalhando no momento, não a ignore, jamais! Apenas avise de forma amorosa: "Querida, não estou conseguindo me concentrar na conversa. Vou terminar de ver essa reportagem, desligo a TV e depois sou todo seu!". Sim, eu sei que o dia é corrido, mas é possível separar um tempo para estar só com ela. Aqui está uma ótima saída: enquanto ela lava a louça, se disponha a enxugar. Assim terão pelo menos 15 minutos de bate-papo! :)
2 – Comprometimento com a família: quando o homem se mostra interessado e comprometido com a família, produz na esposa um sentimento de segurança e satisfação (muita satisfação!). Preocupe-se em olhar a agenda dos filhos e auxiliar no dever de casa. Pergunte sobre consultas médicas e ofereça-se para comprar itens faltantes no armário. Conversem sobre programações, festas de aniversário e procure não faltar aos eventos e reuniões escolares. Lembre-se que os filhos pertencem ao casal, portanto, esteja presente e seja influente no que diz respeito à disciplina e educação deles. Você não faz ideia de como essa atitude é significativa para uma mulher!
3 – Ajuda nas tarefas de casa: item essencial para o equilíbrio do relacionamento. Não deixe todas as tarefas da casa sobre os ombros de sua esposa. Sei que muitas vezes chega em casa cansado e o que mais anseia é colocar as pernas pra cima e assistir o seu programa favorito. Procure entender que isso é o que sua esposa mais gostaria de fazer também, mas não pode. Ao chegar, respire fundo e pense: "Se eu for colaborativo, mais rápido terminaremos as tarefas e mais tempo teremos para descansar e curtir. Minha esposa estará menos cansada e mais predisposta. Quem sabe até não curtimos um filminho juntos?" Acredite em mim, se chegar em casa e colar a bunda no sofá, o que terá ao final do dia será um megera cansada, infeliz e com vontade de sumir do país!
4 – Fidelidade/ transparência (inclusive virtual): sim, qualquer ser humano normal preza por um relacionamento fundamentado na verdade. Tome cuidado com suas mensagens e comportamentos em redes sociais. Agora é um homem casado, não pode agir como um moleque solteiro. Não abra seu coração para colegas de serviço, lembre-se, a sua melhor amiga e confidente deve ser sua esposa. Não perca tempo trocando mensagens com brincadeirinhas e insinuações. Não há espaço para isso numa relação séria e madura. Homens não devem ter amigas mulheres, apenas colegas. Assim como não é aceitável que mulheres tenham intimidade com outros homens. Não minta para sua esposa, jamais. Não esconda, não se omita. Quanto maior a transparência maior será o nível de confiança. Conte sobre seu dia, sentimentos, planos… Revelar senhas de e-mail, celular e extratos bancários é item essencial. Lembre-se: se esconde, é porque tem o que esconder. Problemas na certa!
5 – Provedor: nenhuma mulher consegue viver feliz ao lado de um homem preguiçoso e acomodado. Mostre-se preocupado e interessado com a vida financeira da família. Seja responsável com suas contas. Nada mais tranquilizador do que saber que ao nosso lado temos um homem responsável, trabalhador e preocupado em prover o sustento da família. Um homem preguiçoso e acomodado faz com que sua esposa tenha que assumir este papel, e por mais conservador que seja o discurso, não tem como dar certo. O desequilíbrio no relacionamento virá naturalmente.  Já ouvi dezenas de relatos de esposas cansadas e envergonhadas por terem que administrar o lar e as finanças. Não enxergo como machismo, mas como fluxo da natureza. Entre cristãs ou não cristãs, a opinião é unânime: um homem acomodado chega a ser broxante!
6 – Pró-atividade: percebo que poucos homens são proativos no que diz respeito as atividades em família, mas queridos, esposas anseiam por maridos proativos! Homens que se preocupam em organizar uma programação, marcar um jantar romântico ou em fazer uma surpresa naquela data especial. A flor, mesmo que singela, precisa continuar chegando. Sim, é um esforço. Amar é decisão que se manifesta em atitudes. Se for difícil pra você, anote na agenda do celular e pelo menos uma vez ao mês organize uma programação em família e uma saída romântica. Falta de dinheiro não é desculpa. Existem milhares de opções baratas e gratuitas. A internet será sua melhor aliada! Mostre-se proativo também nas tarefas de casa e educação dos filhos. Se não souber como ajudar e por onde começar, pegue uma folha de papel, lápis e sente com sua esposa. Ela certamente terá grande prazer em lhe dizer como gostaria de ser ajudada e onde sente falta de sua proatividade.
7 – Um amigo/companheiro: assim como é importante pra você ter uma companhia para assistir um filme ou um jogo, pra ela também é especial ter o esposo ao lado no passeio ao shopping, no supermercado, aniversários e eventos. Esteja ao lado dela, segure suas mãos, ajude-a com as sacolas… O cônjuge deve ser o melhor amigo e companheiro de sua esposa. Seja incentivador nos seus hobbies. Se ela gosta de caminhar, faça um esforço para estar ao seu lado. Se ela curte andar de bicicleta, seja seu grande companheiro. Esteja atento às suas necessidades e mostre-se presente. Não é isso que os amigos fazem? Muitas mulheres acabam traindo seus esposos pois encontram no colega de trabalho o amigo que seu marido não conseguiu ser. Fique atento!
8 – Afeto (sem estar relacionado ao sexo!): é muito natural que o homem venha com carinhos íntimos já pensando em sexo, mas para mulher isso soa como algo pejorativo. Se você não ajuda nas tarefas de casa, não toma cuidado com as palavras, não se mostra companheiro nas atividades e chega passando a mão no bumbum ou seios da esposa, o sentimento que ela terá será de nojo. Sim, isso mesmo que você leu! Ela vai sentir que você a tem apenas como um pedaço de carne, sem alma ou sentimentos. Em outras palavras: uma profissional do sexo! Faça carinhos em sua esposa sem estar relacionado ao sexo. Abrace, ofereça massagens, cafunés, beije antes de sair e ao chegar,  segure em suas mãos enquanto caminham… Cultive essa atitude de afeto para que o coração de sua esposa anseie por estar ao seu lado. Muito cuidado também com as palavras, nada de grosseria. Na hora do nervoso, conte até dez, ore a Deus por paciência e sabedoria e só depois fale alguma coisa. Palavras "mal ditas" podem despedaçar um coração e fazer sangrar a alma. Ela é sua parte mais frágil, não esqueça disso!
Trate sua esposa como um vaso de porcelana – valioso e delicado – e ela reagirá como tal. Se ela está mais para uma panela de ferro, então é hora de parar e analisar suas atitudes. Mulheres costumam endurecer o coração quando são tratadas com frieza por muito tempo, como forma de defesa.
Não creio que uma diferença tão gritante entre seres que foram criados para se relacionarem intimamente tenha sido obra do acaso. Existe um grande mistério nessa relação entre opostos e, os que se dispõe tentar, acabam encontrando muitas respostas e amadurecendo como seres humanos. Acredite, você tem muito a aprender sobre si mesmo com sua esposa.
Aqueles que insistem em dizer que não precisam mudar e que não devem ceder aos caprichos da esposa, tendem a se tornar pessoas egoístas, imaturas e, na grande maioria das vezes, só caem em si depois de causar muito sofrimento (nos outros e em si mesmo). Alguns só passam a entender essa verdade quando já estão no seu segundo ou terceiro casamento, e outros, só depois de perderem a esposa. Triste fato.
Portanto, fique atento aos itens mencionados e não ignore os conselhos dados. Agindo assim, em pouco tempo verá uma transformação significativa em sua esposa, em você e consequentemente, no seu lar. Vai valer a pena, eu garanto!
"Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela." Efésios 5:25


Obs.: Prometo logo publicar um artigo com o tema "Afinal, o que querem os homens?", e escrito por um homem! Fiquem ligados! ;)
Posted: 25 Mar 2015 11:14 AM PDT

Para afirmarmos que conhecemos uma pessoa, precisamos comer um quilo de sal juntos, e um quilo de sal não se come em dias ou semanas. A Bíblia nos mostra os caminhos, DUAS PESSOAS NÃO PODEM IRAR-SE AO MESMO TEMPO. Ninguém aprecia gritos, as pessoas escutam os gritos mas não ouvem. NEM SEMPRE QUEM VENCE UMA DISCUSSÃO VENCEU O DEBATE. No mundo espiritual, muitas vezes, é perdendo que se ganha. NUNCA DURMA COM RAIZ DE AMARGURA, não permita que o sol pouse sobre sua ira. O par que determina dormir separado vai dormir com o diabo. Peça perdão, perdoe e se perdoe para dormir. Amar é ter a coragem de confrontar, acertar o mal entendido. O mal que você adiar hoje vai ser seu problema de amanhã. Se edificou, compartilhe. 

Veja também a postagem: "A CHAVE PARA UM CASAMENTO FELIZ"

Nenhum comentário:

Postar um comentário