30 novembro 2015

FICAI EM JERUSALÉM





"E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias".

Atos 1.4/5


INTRODUÇÃO

Algo tremendo esta para acontecer que impactaria a vida de milhares e milhões de pessoas, e isso aconteceria através da vida dos discípulos, mas para isso era necessário permanecer na cidade de Jerusalém.
1– Porquê Jesus deu ordem para que os discípulos ficassem em Jerusalém?

1.1 – O Senhor Jesus conhecia seus corações e sabia que eles estavam dispostos a voltarem para a Galileia. (Salmo 139.3 – de longe entendes o meu pensamento.../ Mt 9.4 - mas Jesus conhecendo os seus pensamentos...), e mesmo após a ressurreição de Cristo o sentimento era o mesmo.

1.2 – A promessa seria cumprida, mas era necessário ficar em Jerusalém(Lc 24.49 – E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

2- Mas porquê eles queriam voltar para a Galileia?

2.1 – eram todos da Galileia (AT 1.11 – varões galileus);

2.2 – casas, familiares, bens, estavam na Galileia (Mateus 4.12 – 22/ Mateus 19.27);

2.3 - e eles estavam temerosos por suas vidas;

João 20.19 - Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco

2.4 – Jerusalém se tornara um lugar perigoso para os discípulos de Jesus;Embora Jerusalém fosse o centro da adoração dos israelitas –durante e após o rei Davi- ela sempre foi um lugar que recebera os mensageiros de Deus, os profetas, com inimizades, sem hospitalidade (literalmente com pedras nas mãos), pois eles traziam a palavra de Deus, que em várias situações eram palavras de correções, admoestações, palavras que relavam a podridão da cidade, a falta de éticas dos juízes, a corrupção da realeza e profanação do sacerdócio, palavras que denunciavam o desvio do povo em relação a Lei de Deus. Em Mateus 23.29 ao 37 Jesus disse assim: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas; Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade; Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração. Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!


Jesus não pediu um favor, nem disse "se vocês quiserem ficar", Ele determinou: "ficai em Jerusalém".
3 – Não voltes a atrás, não fuja das aflições;

3.1 – Paulo disse a Timóteo: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. (2 Tm 2.3)

3.2 -- Jesus disse a pastor de Esmirna : Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2.10)
3.3 – O Senhor nos dá vitória em meio as aflições;3.3.1 -- Salmo 34.19 - Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.3.3.2 -- Salmo 30.5 – Porque a sua ira dura só um momento; no favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.
(A vitória virá, não muito depois destes dias)

3.4 – Não fuja!3.4.1 -- Elimeleque, Noemi, Malom, Quiliom (Fugiram da fome em Belém –casa do pão- para os campos de Moabe) – Rute 1.1-22, Fugiram da morte e acharam a morte.

3.5 – Suporte, você vencerá!

3.5.1 - José suportou a aflições, continuou fiel ao Senhor Deus e venceu;3.5.2 – De filho amado a odiado pelos irmãos; de odiado pelos irmãos a escravo no Egito; de escravo no Egito a prisioneiro; de prisioneiro a Governador do Egito. Foram 13 anos de aflição.Gn 41.50 - 52 -- E nasceram a José dois filhos (antes que viesse um ano de fome), que lhe deu Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai.E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.

4 – A promessa virá!
4.1 – Os discípulo obedecem a ordem de Cristo e ficam em Jerusalém;4.1.1 – o Medo deu lugar a esperança;

4.2 - Atos 1.14 – Todos estes perseveram unanimente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.

4.3 – Dia de Pentecostes (grego - PENTEEKOSTOS = quinquagésimo)
Festa da Colheita (as primícias das segas dos grãos) – os judeus agradecias a Deus pela colheita. Esta festa era a segunda maior festa (a primeira era Páscoa), realizada cinquenta dias depois da páscoa. Jerusalém estavam cheia de pessoas de todas as partes do mundo antigo.

4.4 – Após dez dias de oração e perseverança a promessa veio.Atos 2. 1 ao 4 - E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
CONCLUSÃO

Não fujas das lutas, não desista da fé em Cristo, não abandones a cruz. Aflição dará lugar ao comprimento da promessa. E a promessa maior é a nossa entrada nos céus.

Em Cristo Jesus;

Wallace Oliveira Cruz


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário