Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse. - Hebreus 11.28
A Páscoa que a Bíblia, no Antigo Testamento, nos mostra é uma festas para se comemorar a libertação, o fim da escravidão, há mais de 400 anos no Egito, do povo hebreu. Moisés foi o líder desse evento que se dirigiu a Faraó a fim de transmitir-lhe a ordem divina: "Deixa ir o meu povo". Depois de 10 pragas, que todos nós conhecemos muito bem a história, o povo, quando antes da décima praga, a saber "a morte dos primogênitos", o povo de cada casa israelita matava um cordeiro e colocava nos umbrais das portas uma mancha de sangue desse sacrifício. O que devemos prestar atenção no acontecimento é a fé. Veja, o povo comemora, pois Deus diz a eles que era isso que a Páscoa significava, a liberdade, antes de ela acontecer de fato. Tudo que envolve evangelho, você vai perceber que envolve fé: comemorar a liberdade antes dela acontecer.

Jesus, hoje é a nossa Páscoa, pois ele derramou seu sangue na cruz do Calvário para que pudéssemos comemorar, pela fé, antecipadamente, a vitória que Ele conquistou ao levar sobre si nossos pecados. Nós devemos comemorar a ressurreição e a liberdade deste mundo tenebroso, pois esse é a vitória da cruz, Jesus, a nossa Páscoa, o nosso grito de liberdade - Jo.1.29. Assim como o Todo Poderoso libertou os hebreus da escravidão no Egito, Deus quer nos libertar da escravidão do pecado e por isso, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que "todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (Jo. 3.16) Vida esta conquistada com sangue "porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós." (I Co 5.7). isso é a Páscoa, esse é a razão da cruz.