download (8)

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. Mateus 18:21-22

Há algo que atormenta a sua alma a ponto de lhe fazer sofrer e sentir-se preso? Tenho certeza que essa sua dor tem tudo a ver com perdão, ou melhor, a falta de perdão. Isso é um problema sério e nada fácil de resolver, mas pode crer, quando escolhemos perdoar quem nos feriu, nos tornamos livres.

Muitas vezes se quer perdoar, mas não consegue. É o que muitos dizem. Aprendi que perdão é acima de tudo uma atitude vinda da razão e não da emoção. Pense bem. O emocional está muito ferido, machucado, não tem condições mesmo de liberar um sentimento tão nobre. Mas a nossa razão tem condições sim. E considero que há alguns passos importantes para vencer essa batalha interna.

A primeira coisa a fazer é examinar-se para ver o que precisa ser perdoado, porque em alguns casos, as pessoas sequer tem consciência de que estão magoadas. Mas veja bem: se tem uma situação da qual é só lembrar para ficar bravo e sempre lhe vem a mente esse acontecimento e acaba falando demais nesse assunto ou na pessoa que lhe feriu, há perdão sim na sua vida precisando ser liberado.

Bom, depois de encontrar a sua dor emocional e a razão dela existir, precisa anotar o nome da pessoa que precisa perdoar. Seja honesto com você mesmo e admita e anote. Fique com esse papel e guarde muito bem. Depois, reconheça, em oração diante de Deus, como se sente em relação a essa pessoa e diga a Deus que quer se sentir livre e pronto para perdoar e livrar-se do sentimento de amargura. Em seguida, declare, também diante de Deus, o que acontecerá se conseguir perdoar, como sua tristeza irá embora, como se sentirá mais leve, sem raiva, em paz. Respire fundo e diga a Deus que se compromete, não pela emoção, mas pela razão e por obediência, a perdoar e que vai fazer isso. Diga que não aceita mais o sentimento ruim dentro de você e que se alguma justiça deve ser feita, é o senhor Deus quem deve fazer. Diga ainda para Deus que quer experimentar a liberdade em sua alma e que rejeita todo sentimento de amargura em nome de Jesus.

Se fizer isso algumas vezes, perceberá que está liberando perdão e logo os sentimentos ruins começarão a passar. Você, muito em breve estará livre, talvez até mesmo no momento em que terminar sua oração. A Bíblia nos ordena a perdoa, assim o perdão é, antes de qualquer coisa, algo a ser feito em obediência à Palavra de Deus. Livre-se da mágoa. Seja liberto. Deus está pronto para te ajudar!

 

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:
http://app.vc/bencaos_diarias