E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:9-13 

Já percebeu que temos sempre a tendência de culpar os outros por tudo? é muito difícil ver alguém assumindo suas próprias falhas ou percebendo seus defeitos. Mais terrível ainda quando nos colocamos no papel de vítima, de injustiçada. Torna-se muito mais fácil ver a culpa no outro do que em si mesmo.

Não é difícil encontrar pessoas que estão sempre culpando os outros por sua condição. Aliás, qualquer um pode ser responsável, menos ela mesma. Ela é rejeitada, é preterida, discriminada, criticada, desprezada. E aí sua atitude mais comum é afastar-se de quem acha que é culpado. Se tem um grupo conversando, provavelmente estão falando dela. Uma frase dita pode ser mal interpretada pela eterna vítima do mundo e da sociedade.

Isso não é algo novo, característica de nosso tempo. Lá no Jardim do Éden ninguém quis assumir a responsabilidade por ter pecado e desobedecido a Deus. Eles não olharam para si mesmo como responsáveis pela desobediência, mas cada um tratou de apontar o culpado. É assim que age o homem. Sempre tentando eximir-se de sua responsabilidade.

Eu já vivi experiências assim. Por algumas vezes me coloquei no papel de vítima, quando eu mesma era a causa do problema. Via nos outros, mas não enxergava a mim mesma. Hoje tenho plena consciência de que muitas vezes eu mesma sou meu maior obstáculo. Por isso, esteja atento, principalmente diante dos seus conflitos internos. Na maioria das vezes, o problema está em nós e enquanto não admitimos isso, fica difícil havedr uma mudança. Jesus sofreu, foi verdadeiramente injustiçado, caluniado, perseguido, mas jamais prostrou-se ou colocou-se numa posição de vítima. Aprenda a olhar para si mesmo e encontre a razão dos seus proprios conflitos.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad:http://app.vc/bencaos_diarias