"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando" Mat. 23:13

Que palavra dura de Jesus aos religiosos da sua época. Os escribas e fariseus eram líderes religiosos dotados de grande conhecimento. Eram homens que sabiam a lei minuciosamente. Contudo, colocavam as tradições e sua própria sabedoria acima da vontade de Deus. Eram como fiscais da religião. Como estudiosos, gostavam de confrontar quem não seguisse as tradições por eles defendidas. E Jesus era tremendamente perseguido por eles. Os tais religiosos representavam um obstáculo à verdade da Palavra de Deus, porque, como líderes, falhavam, não viviam o que pregavam e, dessa maneira, estavam longe de entrar no Reino de Deus. E pior, ainda impediam seus liderados de alcançar o reino também. Apesar de ter uma aparência de religiosidade, santidade e piedade, isso era uma farsa. Eram sepulcros caiados. Bonitos por fora e podres por dentro.

Jesus não os poupou. Se tinha algo que indignava Jesus, era a hipocrisia religiosa, ainda mais de líderes que, em tese, deveriam ser sempre exemplos. Jesus conhecia o coração daqueles líderes e sabia que eram verdadeiramente enganadores. A aparencia deles não ludibriava o mestre que conhecia profundamente o coração humano.

Jesus estava cansado daqueles líderes e, por isso, foi duro com eles, dizendo que não mais os aguentava. Chamou-os de hipócritas, impostores e mais: os chamou de obstáculos ao Reino de Deus porque eles, em sua falsa liderança, impediam que as pessoas verdadeiramente enxergasse a real vontade de Deus.

Posso afirmar, sem medo de errar, que Jesus diria o mesmo de muitos líderes religiosos hoje também. Há, sem dúvida, grandes homens de Deus, mas há também, muitos lobos vestidos com pele de cordeiro. Há muita religiosade e pouca prática da vida cristã. Há pessoas pregando falsamente a Palavra de Deus e, com isso, representam empecilho à propagação do evangelho. Por isso, vivemos um tempo de escândalos no meio cristão.

É preciso ter muito cuidado porque muitos desses líderes enganam com sua aparência de religiosidade. Por isso, é fundamental o estudo da Palavra de Deus; indispensável ter uma vida devocional. Em estudo e meditação da Palavra de Deus todos os dias, dificlmente um cristão será ludibriado. Preste bastante atenção para não seguir ensinos de homens e tradições que só o afastarão da essência do evangelho. Os fariseus e escribas continuam existindo. Afasta-se deles. Seja um estudioso da Palavra de Deus e não correrá o risco de ser enganado por ninguém.

Baixe o aplicativo Benção Diária em seu smartfone/tablet ou Iphone/Ipad: http://app.vc/bencaos_diarias