28 julho 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Tipos de perguntas que não precisamos responder

Posted: 27 Jul 2016 05:53 AM PDT

Tipos de perguntas que não precisamos responder
Texto: Provérbios 29:9

Introdução: É fácil as discussões sobre questões polemicas rapidamente se tornarem controversas - mesmo sobre temas religiosos. As discussões polemicas podem consumir nosso tempo e nossa energia mental, se permitirmos. As perguntas são muitas vezes utilizadas para nos atrair para discussões. Algumas delas são boas (1 Pedro 3:15). Mas algumas perguntas não precisam ser respondidas.

A Bíblia mostra-nos que tipos de perguntas são estas.

1. As perguntas que não sabemos a resposta (1 Timóteo 1:6-7)

A. Alguns têm o desejo de ensinar, mas não conhecem a verdade bem o suficiente para explicá-la – os novos cristãos estão muitas vezes nesta posição (1 Pedro 2: 2); no entanto, isso pode ser verdade para qualquer um de nós sobre diferentes temas, porque o crescimento é contínuo (2 Pedro 3:18)
B. Temos a obrigação de falar a verdade (1 Pedro 4:11) - se não conhecemos a verdade, não podemos falar dela; Deus condena falar presunçosamente (Deuteronômio 18:20)
C. Isso não é uma desculpa para ficar em silêncio, mas uma chamada para estudar e aprender (2 Timóteo 2:15) - temos de continuar a aprender e crescer; nesse meio tempo, podemos obter ajuda de outros (Efésios 4: 11-12; 1 Coríntios 7:1)

2. Perguntas que levam à especulação (1 Timóteo 1:3-6)

A. A especulação foi contrastada com a edificação de outros na fé (1 Timóteo 1:4) - mais uma vez, temos a obrigação de falar a verdade (1 Pedro 4:11); isto é encontrado na Palavra de Deus (João 17:17)
B. Quando deixamos a verdade, nós nos começamos a ter problemas (2 João 9) - a especulação sobre as coisas que não podemos saber (1 Timóteo 1:4) e as discussões infrutíferas (1 Timóteo 1:6)
C. Lembre-se o objetivo da nossa instrução (1 Timóteo 1:5) - "ensinar nenhuma outra doutrina" (1 Timóteo 1:3)

3. Perguntas daqueles que se recusam a reconhecer a autoridade da Bíblia (Mateus 21:23-27)

A. Após a entrada triunfal, a limpeza do templo, e Jesus ter amaldiçoado a figueira, a autoridade de Jesus foi questionada - Ele poderia ter respondido (João 5:33-39); mas Ele não respondeu a pergunta deles dessa maneira; ao invés Ele lhes fez uma pergunta; Ele queria determinar se eles estavam ou não interessados na autoridade
B. Jesus tem toda a autoridade (Mateus 28:18) - Sua palavra é autoritária; devemos segui-la (Colossenses 3:17)
C. Se as pessoas rejeitam a autoridade da Bíblia, não existe um padrão comum para apelar (Juízes 21:25) - uma vez que está determinado, continuar a discussão é inútil

4. Perguntas daqueles que querem apenas discutir (Tito 3:9-11)

A. Nós já falamos sobre a necessidade de evitar especulações e discussões infrutíferas (1 Timóteo 1:3-6) - alguns desses tipos de perguntas podem ser trazidas por pessoas sinceras
B. Outras vezes, as pessoas só querem discutir - são facciosas (Tito 3:10); elas querem causar conflitos e divisão
C. Como aqueles que se recusam a reconhecer a autoridade da Bíblia, eles não estão interessados na verdade (2 Tessalonicenses 2:10) – se assim for, não podemos ajudá-los; precisamos sacudi a poeira dos nossos pés e seguir em frente (Marcos 6:11)

5. Perguntas que nos atraem a loucura (Provérbios 26:4)

A. Não significa não responder ao tolo (Provérbios 26:5) - mas não responder com respostas tolas
B. Em outras palavras, não responder os tipos de questões que temos falado - o tolo não tem conhecimento, especula, despreza a autoridade, e argumenta para causar conflitos; não se rebaixe ao nível dele
C. Quando ele persistir em sua tolice, não podemos ganhar o argumento (Provérbios 29:9) - ou pelo menos não podemos convencê-lo do mesmo; enquanto ele mantém a sua tolice, não podemos ajudá-lo

Conclusão

A. Devemos estar sempre prontos para dar uma resposta (1 Pedro 3:15) - mas também não devemos jogar pérolas aos porcos (Mateus 7:6)
B. Precisamos entender que tipos de perguntas não exigem uma resposta - a tentativa de responder a essas perguntas, muitas vezes, será contraproducente aos nossos esforços de ensinar os outros

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