26 agosto 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Realizar a Obra na dependência do Senhor Jesus

Posted: 25 Aug 2016 08:00 PM PDT


Texto: Lucas 10:4- " Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas ; e a ninguém saudeis pelo  caminho."

Introdução:

O homem a medida que vai mais adquirindo mais  conhecimentos, habilidades e riquezas. O mesmo vai se tornando cada vez mais independente em sua vida. Mas o servo de Deus quando mais conhece ao Senhor Jesus e o seu projeto de salvação se torna mais dependente. Por isso a Obra de Deus é realizada quando somos totalmente dependentes Dele. Ser dependente do Senhor é algo maravilhoso. Que traz ao nosso coração uma certeza que nunca seremos desamparados. A igreja fiel depende do amor, da graça e da misericórdia do nosso Deus diariamente.
Somos privilegiados porque o Senhor nos escolheu. Porque Deus não escolhe os capacitados, mas capacita todos os escolhidos para que possam realizarem  a sua obra. O chamado que o Senhor Jesus faz ao homem é para a realização de uma Grande Obra. E neste chamado para a salvação está inserida a nossa instrumentalidade para o seu serviço.
 Há dois momentos em que o Senhor Jesus envia dois grupos de seus discípulos para uma missão especial. Qual era essa missão especial é dizer que o reino de Deus estava próximo. No primeiro momento está registrado no evangelho de Mateus no capítulo 10 - onde o Senhor enviou os  12 apóstolos para levar as boas de salvação as cidades de Israel.No segundo momento é o texto em que lemos onde foram enviados 70 discípulos com a mesma missão. Levar as boas de Salvação as cidades de Israel.

Desenvolvimento:

É interessante observamos as instruções que foram dadas pelo o Senhor Jesus aos seus servos que mostram que a Obra só pode ser realizada quando somos dependentes de Deus.  E essas instruções que foram dadas aos 70 discípulos estão contidas tudo aquilo que precisamos para realizarmos a obra conforme o projeto de Deus.
Os 70 discípulos nos fala da igreja como Corpo de Cristo. A igreja fiel tem ouvido a voz do Senhor que nos direciona e nos orienta no realizar na Obra do Espírito.
Foram enviados de 2 em 2 discípulos mostram que o trabalho é feito na comunhão. Todo esse trabalho tinha como finalidade é de mostrar que o Senhor Jesus iria a essas cidades. Essa é a incumbência que recebemos do Senhor Jesus é de anunciarmos ao mundo em que em breve Jesus voltará.
O projeto de Deus é perfeito e não muda. As mesmas orientações que são dadas aos seus servos hoje para realizarmos a sua obra: 
Não leveis bolsa 
Uma das primeiras preocupações quando se pretende fazer uma viajem é sobre o que levar. O que vai ser preciso, aquilo que vou usar, quantos dias vou passar. Mas o interessante é que o Senhor Jesus fala aos discípulos aquilo que não era preciso levar. Os discípulos não questionaram nada.
O Senhor sabe todas as coisas. Aquilo que o Senhor Jesus nos orienta a deixarmos não vai fazer falta, pelo contrário essas coisas vão nos atrapalhar a nossa caminhada se levarmos conosco.
Bolsa = um saco de couro ou de seda, suspenso da cintura, era usado pelos viajantes e também pelos negociantes, trazendo estes últimos  nessa bolsa o seu dinheiro e os seus pesos.
A bolsa é aquilo que é pessoal. Que levamos conosco. Isso aponta para os nossos valores, idéias, pensamentos .
Com os valores humanos (vaidade, auto- suficiência, teimosia entre outros ) não realizamos a obra de Deus, precisamos sim dos valores eternos que estão estabelecidos no projeto de Deus.
Os valores do projeto de Deus que precisamos levar são: a fé, obediência, temor a Deus, humildade, gratidão, louvor entre outros valores que não podem faltar na vida naqueles que servem ao Senhor e estão realizando a sua obra.
Nem alforje
Alforje – um saco que os viajantes para levar dinheiro e mantimento e para a jornada.
Estamos em uma caminhada onde o Senhor Nosso Deus vai provendo tudo aquilo que necessitamos( paz, alegria, refrigério, vitórias entre outras bênçãos). Sejam elas necessidades físicas, materiais, emocionais e principalmente as espirituais. Onde não vai faltar o alimento para a nossa alma.
Temos Jesus é o tesouro. O nosso maior bem foi conquistado na cruz do calvário quando Jesus morreu em nosso lugar e nos garantiu uma eterna salvação.
nem alparcas ( sandálias )
Por que não podia levar alparcas( sandálias )?
Porque as sandálias nos fala do evangelho. "Evangelho" em grego quer dizer "boa notícia". O projeto de Salvação é único. Já estamos calçados com o Evangelho da Paz.
O evangelho genuíno do Senhor Jesus precisamos viver este Evangelho que mudou as nossas vidas e nos deu a certeza de uma vida eterna.
 Efésios 6: 15- " calçai os pés com a preparação do evangelho da paz."
e a ninguém saudeis pelo  caminho."
Porque não podia saudar a ninguém pelo o caminho? Nem os estranhos e nem os conhecidos. O costume da época era que as saudações eram demoradas. As pessoas levavam muitas horas conversando. Onde as conversas é sobre assuntos variados da vida.
Saudar alguém pelo o caminho representava:
Parar na caminhada;
A caminhada da salvação é dinâmica.
Não podemos parar porque há pressa da parte do Senhor para que o homem entenda o seu projeto de Salvação.
O que tem feito você parar na caminhada?
São familiares e colegas que ainda não conhecem;
São pensamentos do passado;
São as lutas (desemprego, enfermidades, crise financeiras, problemas no lar, etc.)
Lembre-se que aqueles que são dependentes do Senhor nada pode deter. Porque o Senhor é a nossa vitória.
O envolvimento pessoal;
São aquelas coisas que estão ao redor. Não deixar que o mundo influencie a nossa vida espiritual e venha a mudar os valores que um dia o Senhor colocou em nosso coração.
Mudar o foco da conversa.
Há muitos dentro do cristianismo que tem mudado a mensagem do evangelho e apresenta apenas o material, Jesus apenas para solucionar os problemas dessa vida e esquecem que a essência do Evangelho é Salvação.
O servo fiel não abre e nem muda a mensagem na qual o Senhor o confiou que é MARANATA = " O SENHOR JESUS VEM".


Conclusão:

A total dependência do Servo de Deus consiste em cumprir fielmente com o Projeto que foi estabelecido pelo o Senhor não podemos nem tirar e nem acrescentar nada. A orientação foi : "Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas ; e a ninguém saudeis pelo  caminho." 
A única forma de realizar a obra de Deus é verdadeiramente é quando somos totalmente dependente Dele.


Diácono Josenilson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário