29 agosto 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


A Família de Jesus

Posted: 28 Aug 2016 04:42 PM PDT

Mateus 12:46-50 

E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãospretendendo falar-lhe."
disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te."
Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?"
E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;"
Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe." 

INTRODUÇÃO 


Jesus tinha, na verdade, uma família terrena que era composta de cerca de 7 irmãos, além dele, do pai e da mãe. (Mat.13:55-56). Porém aqui no texto Ele está falando de uma família com a qual Ele estabeleceria laços familiares para sempre. Seria a composição daqueles que O seguiriam como a Sua verdadeira igreja.


DESENVOLVIMENTO


1.    MÃE E IRMÃOS DO LADO DE FORA  -  Jesus estava falando a uma multidão sobre um projeto de salvação e aqueles que estão do lado de fora do contexto desse projeto não são considerados por Ele, como pertencentes à sua igreja.

 2.    A PRETENSÃO DE FALAR-LHE – Os que estão no projeto de salvação de Jesus não precisam ter a pretensão de falar-lhe, pois a eles já foi franqueado o acesso pelo próprio Senhor Jesus, quando creram nEle como salvador.

No texto em Lucas, eles procuravam vê-lo. A igreja fiel de Jesus não precisa procura-lo, pois ela já o encontrou. Não precisa preocupar-se quanto a vê-lo, pois Ele já se revela à sua igreja todos os dias. Aqueles que estão fora do projeto de salvação não conseguem falar com Jesus. Só fala com Jesus quem está nEle. 

CONCLUSÃO


1.   A INDICAÇÂO ANÔNIMA – "E disse-lhe alguém:...". Alguém é sujeito indeterminado. Isso é a religião. A igreja fiel de Jesus tem alguém determinado para responder por ela. Esse alguém é Ele mesmo. "Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara:...".

Verso 49 - "... eis minha mãe e meus irmãos"  -  São aqueles que estão ouvindo a palavra de Jesus diretamente da sua boca (Revelação). Estes estão dentro da casa fazendo a vontade do Pai.

Seguindo o exemplo dos Bereianos

Posted: 28 Aug 2016 08:00 PM PDT


Atos 17: 10-12 - "E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de
coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas
bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas
da classe nobre, e não poucos homens."


Tenho testemunhado, de diversas maneiras, que onde falta o conhecimento Verdadeiramente Bíblico, a igreja se torna, ao mesmo tempo, vítima e algoz de suas próprias emoções. Não baseiam sua fé naquilo que é o caráter de Deus, mas em emoções, manipulações e mercadejar de almas.

O resultado disso é pessoas sendo entusiasmadas, com manifestações que levam o nome de Deus, sem que Deus esteja agindo de fato. Pessoas se escandalizam. Adolescentes são negativamente influenciados. Mulheres e homens divagam na histeria coletiva.

Já vi assassinos em série nascerem dessa combinação: emoção, volume alto, manipulação psicológica. Isso é pernicioso e doentio. Leva as pessoas ao recrudescimento e não ao crescimento espiritual.

Sou à favor que se questione, que se pesquise, que se indague NA BÍBLIA, como os bereanos de Paulo fizeram depois de ouvir sua pregação. Paulo pregava, e depois, cada um ia conferir nas escrituras, se o que Paulo dizia era verdade ou filosofia humanista.

Por que será que a igreja deixou de ser bereana e abraça tudo sem parar, nem que seja por dois minutos, para pensar? Por que nos tornamos presas de lobos devoradores que tentam nos induzir a erro e engano?

Deus só tem compromisso com a Verdade que Ele estabeleceu. Não serão os sinais que determinarão se uma coisa é verdadeira. Até porque, também o diabo, sabe realizar sinais e prodígios e se possível fosse enganaria até os escolhidos.

"Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos." Mateus 24:24

A igreja, para ser madura e saudável em sua vida cristã piedosa tem que se basear na Bíblia e não no desejo por fogos de artifício e som alto. Cuidado quando surgir alguém querendo ver aquilo que Deus não mostrou, ou revelar aquilo que Deus não falou. O diabo só está à espreita, procurando alguém mais descuidado para devorar.

Seja bereano em sua vida cristã devocional. Vá ler em sua Bíblia o que está escrito de Deus e de suas promessas pois estas sim são verdadeiras e dignas de toda aceitação.

Autora: Ana Elisa Dantas de Souza Pires

Fonte: [ Amigos do Puritanismo ]

Uma ocasião, duas escolhas

Posted: 28 Aug 2016 04:30 PM PDT


Rute 1 : 14 "Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar: e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela." 
Na nossa vida, nos apegamos a muitas coisas. Existem situações que ilustram isto com muita clareza: 
1 – Ás vezes o homem se apega ao lugar onde nasceu ou foi criado. Um exemplo bem claro disto é que ás vezes as pessoas perdem boas oportunidades profissionais, por gostarem da cidade, do local onde cresceram e viveram. 
2 -  Ás vezes o homem se apega a família. Por exemplo, o pai constitui a família com sua esposa, os filhos começam a crescer, então o pai começa a adquirir propriedades perto de casa, formando um espécie de condomínio familiar. É um apego que as pessoas tem. 
3 – Por vezes as pessoas se apegam a religião. Quando você convida para assistir um culto, elas dizem: - Olha, eu já tenho uma religião, estou satisfeito com ela. 
Todas estas situações são comuns e rotineiras. 
As nossas escolhas mostram onde está apegado o nosso coração. A história que lemos se assemelha muito aos nossos dias. 
Noemi, havia partido de Belém para Moabe, um povo vizinho a terra de Israel. Com o passar do tempo, seus filhos se casaram com 2 mulheres moabitas, Orfa e Rute. Isso se transcorreu em um período de 10 anos. 
Dado algum tempo, morreu Elimeleque(esposo de Noemi) e também seus dois filhos.
Orfa e Rute, estiveram com Noemi quase que durante todo este tempo. O cenário para aquelas 3 mulheres era o mesmo: A perda de um ente querido, (o companheiro). 
Mostrando que as mesmas coisas que vem sobre o servo, vem para o não servo, conforme cita o livro de Eclesiastes. 
Na nossa vida, sentimos falta de vários amores, alguns sofrem com a ausência do amor de um pai, de uma mãe, mas Noemi sabia, que o amor que jamais acaba, era o amor do seu Deus. Este não iria jamais faltar. 
Noemi então toma a decisão de voltar para Belém. Chama as suas noras e as despede. 
A palavra diz que elas se abraçaram e choraram.  
Poderíamos pensar que era o mesmo choro, o mesmo sentimento.  
Mas como dissemos, as nossas escolhas mostram onde está apegado o nosso coração.  
Orfa, decidiu ficar em Moabe, perto de seus pais e seguindo os seus deuses. Afinal, os moabitas eram politeístas, tinham vários deuses.  
Noemi, não constrangeu Orfa, mas a incentivou a tomar uma decisão, dando-lhe o livre arbítrio.  
Assim como Noemi, a igreja selada pelo ES coloca diante do homem uma situação: Ficar em Moabe ou ir para Belém.  
A igreja neste mês sairá a convidar os vizinhos, aqueles que convivem conosco já algum tempo, que passam por lutas iguais as nossas, as mesmas dificuldades. Alguns irão decidir conforme Orfa, apegados as coisas desta vida, aos amigos, aos seus deuses.  
É o poder de decisão que cada um tem. O choro de Orfa queria dizer: Olha obrigado por tudo até aqui, mas eu não irei contigo.  
Pessoas irão agradecer o convite, mas decidirão permanecer na mesma forma de vida.  
Mas havia também Rute. Esta, teve uma postura diferente em meio aquela triste situação. Rute se apegou a Noemi.  
Convivendo com Noemi, Rute aprendeu sobre as história dos Israelitas e ela sabia que na terra de Moabe, só Noemi tinha palavras que falavam de um Deus eterno! Em nenhum outro lugar, nenhuma outra pessoa poderia dizer o que Noemi dizia. 
 Noemi, diz a Rute que Orfa tinha ido e perguntou se ela não queria ir também. 
Isto nos lembra quando Jesus fez um discurso. A multidão ao seu redor se dispersou pois acharam muito duro aquele discurso. E Jesus faz uma pergunta parecida aos 12 apóstolos: "E vós quereis vos retirar também?" 
Pedro respondeu na hora: "Para quem iremos nós? Só tú tens a palavra de vida eterna. Porque temos visto e crido que tú és o Santo de Deus" 
Pedro havia convivido com Jesus e testemunhado tudo o que ele tinha feito. 
Há momentos em nossa vida, que passamos situações complicadas, mas nós sabemos que somente em Jesus, achamos a solução dos nossos problemas, somente ali há uma palavra revelada. 
A resposta de Rute para essa pergunta, foi decisiva e clara. Mostrou onde estava apegado o coração de Rute: 

Vers.16 

Aonde quer que fores irei – Rute não estava apegada a terra onde nasceu, mas queria caminhar com Noemi. 
Da mesma forma, a igreja fiel, não está apegada a este mundo, mas caminha em passos firmes em direção a eternidade. Não importando por onde tem que passar. Se o Sr. oriente uma convocação para o seminário, a igreja vai, se é uma evangelização a igreja fiel está lá. Onde quer que o Sr. oriente o fiel vai. Não se importa com a luta, coma dificuldade da caminhada, mas segue firme! 
Onde quer que pousares a noite, pousarei – Enquanto muitos dormem, Jesus intercede. A igreja fiel tem a mesma posição. Se é a madrugada as 
3hs da manhã o preço a ser pago, a igreja cumpre fielmente, se é uma serenata, lá estão os irmãos cantando e louvando ao Sr. 
O teu povo é o meu povo – Rute estava dizendo que não estava apega a sua família, tinha agora em Noemi a sua única família. 
Jesus disse aos seus "Qualquer que deixar pai, mãe, ou terra, ou mulher, por amor de mim, receberá 100 vezes mais e alcançará a vida eterna" 
A igreja fiel do Sr. um dia deixou a tradição, as coisas materiais para herdar a vida eterna. E nós somos testemunhas que temos recebido 100x mais tanto aqui quanto ao que está reservado na eternidade. 
O teu Deus, é o meu Deus – Rute estava dizendo que não estava apegada a sua religião nem queria saber dos deuses de Moabe, mas agora que conhecera o verdadeiro Deus, optou por servi-lo. 
A igreja fiel, não deixa subir em seu coração nada que substitua a Deus. Sempre Deus é a primazia em sua vida.
Rute mostrou que não estava apega as situações que citamos no início: Terra onde nasceu, a família e a religião. 
E por isto fez uma boa escolha.  
Decidiu ir com Noemi. 
Alguns dos nossos convites aos vizinhos serão aceitos e assim como Noemi a igreja tem a responsabilidade de acompanhar e mostrar o caminho a seguir para estas vidas.
Noemi passava por uma situação complicada e ainda tinha que cuidar de Rute. 
Talvez você meu irmão esteja passando por uma prova extremamente difícil. Mas o momento é de se posicionar como Rute, por mais difícil que seja. É o momento de apegar a Noemi. O momento de se apegar a igreja corpo de Cristo, pois o corpo é experiente assim como Noemi que havia passado por um período de fome, depois a perda do esposo e agora dos 2 filhos. A igreja corpo de Cristo sabe que a melhor forma de passar pela prova é estar nos cultos, se envolver com aquilo que o Sr. tem orientado.  
A recompensa é certa.
Rute posteriormente foi orientada por Noemi e casou-se com Boaz, o remidor da família de Noemi.Teve seu nome citado na genealogia, ou seja, na historia da vida de Jesus. 
Além das bençãos concedidas aqui para aquele que persevera, existe uma especial: o nome escrito no livro da vida. 
Não há recompensa melhor para aquele se posiciona. 
Ao passar pela luta, pense se é melhor ser como Orfa ou como Rute?


Diácono: Josenilson Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário