25 agosto 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Visão geral de Eclesiastes

Posted: 24 Aug 2016 11:24 AM PDT

Visão geral de Eclesiastes
Texto: Eclesiastes 1:2

Introdução: O livro de Eclesiastes trata da busca de Salomão por propósito e significado na vida. Isto é o que todos buscam. Queremos que a vida tenha significado. Queremos buscar um propósito maior. Onde vamos em busca de significado e propósito? Muitos buscam dinheiro, posses, relacionamentos, entretenimento, carreiras e etc., para preencher esse vazio. Salomão fez o mesmo, mas ele finalmente percebeu que ele não podia fornecer significado e propósito que vem de servir a Deus.

1. O autor de Eclesiastes

A. Salomão - não mencionado no livro, mas certamente existem pistas que indicam que ele foi o autor
B. Filho de Davi (Eclesiastes 1:1) - Davi era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22) e deu uma responsabilidade importante para seu filho Salomão (1 Crônicas 28:9)
C. Rei de Israel (Eclesiastes 1:1) - importante neste livro; ele tinha uma posição de poder e privilégio; isso lhe deu uma vantagem da experiência (cf. Eclesiastes 2: 9-10)
D. "O Pregador" (Eclesiastes 1:1-2; 12:9-10) - este livro não é um diário pessoal que acabou de ser encontrada; ele foi concebido para ser lido por outros; contém uma mensagem para eles e nós
E. A sabedoria de Salomão - miraculosamente dada por Deus (1 Reis 3:12); excedeu a sabedoria de outros homens (1 Reis 3:12; 10: 6-7; Eclesiastes 1:16)
F. Ele também exibiu as características necessárias para se obter sabedoria - ele reconheceu Deus como a fonte de todas as bênçãos (1 Reis 3:6); Era humilde (1 Reis 3:7); ele apreciava a sua responsabilidade (1 Reis 3:8); ele era altruísta, colocando outros em primeiro lugar (1 Reis 3:11)
G. A queda de Salomão - ele foi influenciado por mulheres estrangeiras (1 Reis 11:1-4) e focado em coisas mundanas (Eclesiastes 2:1, 3, 4, 8); Evidentemente, ele finalmente voltou-se para Deus (Eclesiastes 12:13-14)

2. O assunto de Eclesiastes

A. A futilidade da vida "debaixo do sol" - refere-se às coisas desta vida, as coisas que são temporais; resumidas no início por ciclos perpétuos, esforços inúteis, e não havendo "nada novo debaixo do sol" (Eclesiastes 1:3-11)
B. A vaidade das atividades mundanas - qualquer trabalho / bens / status que buscamos não tem sentido (Eclesiastes 2:11, 16-17, 22-23); "Correr atrás do vento" (Eclesiastes 1:14) é uma frase usada ao longo do livro e enfatiza o fato de que a vida na terra está cheia de perseguições intermináveis e metas inatingíveis

3. O ponto principal de Eclesiastes

A. Teme a Deus e guarda os seus mandamentos (Eclesiastes 12:13) - reverência e respeito por Deus; obediência às instruções de Deus
B. Todo o resto não tem sentido (Eclesiastes 1:2)
C. Nós nunca vamos perceber o nosso propósito se não olharmos para Deus - Ele é o nosso Criador; Ele nos dá sentido e propósito

Conclusão

A. O livro de Eclesiastes é muito prático - todos, em algum momento, reconhecerão a futilidade da vida e buscarão algo "mais"
B. Mas a menos que busquemos a Deus, vamos sempre estar com as mãos vazias
C. Lição do Eclesiastes - quando não sabemos para onde ir, precisamos nos voltar para Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário