18 agosto 2016

KAIROS Ministério Missionário

KAIROS Ministério Missionário


O AMOR INABALÁVEL DE DEUS

Posted: 17 Aug 2016 01:00 AM PDT

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios […] nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8.38-39)

Romanos 8 é, sem dúvida, um dos capítulos mais conhecidos da Bíblia, especialmente os doze versículos finais, em que Paulo alcança as mais sublimes alturas.

Depois de descrever os principais privilégios dos cristãos justificados — paz com Deus, união com Cristo, liberdade da lei e vida no Espírito — a mente de Paulo, guiada pelo Espírito, passa a desvendar todo o plano e propósito de Deus, da eternidade passada à eternidade ainda por vir.

Ele começa citando cinco convicções inabaláveis (v. 28): Deus age em todas as coisas; ele age para o bem do seu povo; ele age assim para aqueles que o amam e que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Sabemos de tudo isso, Paulo escreve, mas nem sempre entendemos.

A seguir, vêm cinco afirmações inegáveis (v. 29-30), que descrevem em detalhes aquilo que Paulo quis dizer com "propósito" de Deus. Elas se referem ao povo de Deus, a quem Deus conheceu de antemão (isto é, que ele decidiu amar) e predestinou para ser conforme a imagem de seu Filho; a quem também chamou para si através do evangelho, justificou e, por fim, glorificou.

Nossa glorificação é expressa como algo que aconteceu no passado, pois ela já está garantida, apesar de só ocorrer no futuro.

Assim, Paulo se desloca do passado para o futuro, até chegar a cinco perguntas irrespondíveis:

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (v. 31).

"Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?" (v. 32).

"Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" (v. 33).

"Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós" (v. 34).

"Quem nos separará do amor de Cristo?" (v. 35).

Assim, Paulo nos apresentou cinco convicções sobre a providência de Deus, cinco afirmações sobre seu propósito e cinco perguntas sobre seu amor.

Todas juntas nos dão cinco certezas a seu respeito.Necessitamos urgentemente dessas certezas, pois no mundo de hoje não encontramos firmeza em lugar nenhum.

Para saber mais: Romanos 8.28-39

Retirado de A Bíblia Toda, o Ano Todo [John Stott]. Editora Ultimato.

Por Litrazini

Graça e Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário