23 setembro 2016

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Conteúdo Cristão de Qualidade: Blog Esboçando Ideias

Link to Esboçando Ideias

7 características que mostram que você ainda não saiu do leitinho espiritual

Posted: 23 Sep 2016 04:02 AM PDT

Quando Paulo escreveu aos coríntios, ele deixou a eles uma frase dura, mas que demonstrava a realidade de como a vida espiritual deles estava descuidada naquele momento de suas vidas: "Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais" (1 Coríntios 3:2).  Foi uma triste constatação perceber que aqueles que já poderiam ser adultos espiritualmente, crescidos, ainda permaneciam na mais tenra infância, necessitando usar "fraldas espirituais", ou seja, não podiam ser alimentados com o sólido alimento que Paulo poderia dar a eles. O escritor aos Hebreus também constata isso, constata a falta de crescimento daquelas pessoas, que já deveriam ser mestres, mas ainda eram crianças espirituais: "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido" (Hebreus 5:12).

Por isso, quero deixar hoje uma reflexão sobre sete características que demonstram que um crente ainda não saiu do leitinho espiritual, ainda não deu o grito da maioridade espiritual, tornando-se uma ferramenta muito mais usada nas mãos de Deus para boas obras, antes, com essas atitudes, acaba por dar mais trabalho a Deus, trabalho que crianças espirituais dão, mas que não deveriam dar.

7 características que mostram que você ainda não saiu do leitinho espiritual

7 características que mostram que você ainda não saiu do leitinho espiritual

(1) As práticas espirituais não fazem parte de seu dia

Crianças espirituais não conseguem se alimentar sozinhas. Se você não tem uma rotina de estudo da Bíblia, de oração, de comunhão com Deus, se as práticas espirituais são coisas que você só tem quando o pastor ou algum irmão prega, você ainda não saiu do leite espiritual. Adultos saudáveis se alimentam todos os dias de forma consciente, voluntária, sem a necessidade de que alguém os lembre disso. Bebês têm fome, mas precisam que os outros lhes dê alimento, pois, por si só são incapazes de buscar o alimento. Algumas crianças até conseguem se alimentar sozinhas, mas são manhosas, preferem que os país deem tudo na boca. Não podemos ser assim!

(2) Não acha que precisa de mudanças de comportamento

Crianças espirituais têm um comportamento cheio de egoísmo e atitudes cheias de pecado que não são agradáveis a Deus. E acreditam que não precisam mudar, que nasceram assim e é assim que irão ficar. Isso é sinal evidente de que não existe crescimento espiritual nessa vida. Adultos saudáveis precisaram aprender a se comportar, a mudar os pontos negativos de seu comportamento, a fim de que suas vidas reflitam a vontade de Deus. Crianças espirituais acham que não precisam mudar nada, que só os outros estão errados, mas nunca elas mesmas.

(3) Quer ser o centro das atenções

Crianças espirituais gostam de ser o centro das atenções do pastor, da igreja, de tudo que é possível. Para que isso aconteça manipulam as pessoas, as situações, sempre com o objetivo de ser o centro das atenções. Quando outra criança espiritual, por exemplo, na igreja, tenta "roubar" esse centro das atenções, arrumam briga, choram, esperneiam, fazem barulho. Dão muito trabalho por causa dessa mania de querer sempre uma atenção a mais. Adultos espirituais são como João Batista, preferem a humildade, preferem que Cristo seja o centro e colaboram para que Cristo cresça e eles diminuam.

(4) Adere a muitas modinhas do mundo

Crianças espirituais não têm opinião formada e baseada na palavra de Deus para tomar decisões firmes, por isso, toda modinha que o mundo lança, todo tipo de pecado que o mundo começa a praticar também vira prática da criança espiritual. Ela quer ser aceita, quer imitar, ela quer estar no mundo, quer fazer parte da maioria, por isso, vive uma vida de pecado. Adultos espirituais sabem que o caminho de Deus é estreito, sabem que o mundo busca de todas as formas desviar os servos de Deus e, por isso, são muito conscientes sobre rejeitar modinhas mundanas que não edificam a vida dos servos de Deus.

(5) Chora por qualquer coisa

Crianças espirituais são choronas. Qualquer mínima coisa é motivo para o choro, para a birra, para arrumarem um escarcéu. Arrumam problemas com os outros irmãos da igreja, arrumam problemas frequentes para o pastor resolver, tudo fruto de um choro bobo por qualquer mínima coisa que aconteça e que poderia ser facilmente resolvida. Adultos espirituais dominam a arte do diálogo. Sabem conversar, pedir perdão e perdoar. Sabem buscar as soluções ao invés de arrumar mais problemas. Sabem que o seu foco é a edificação do reino de Deus e não a perda de tempo com coisas menores.

(6) Não gosta da disciplina que vem do Senhor

Crianças espirituais não gostam de disciplina. Elas se acham perfeitas, querem ser bajuladas, mas nunca querem que alguém vá contra aquilo que querem ou pensam. Quando alguma pregação lhes chama a atenção, são rápidas para falar mal do pregador, para achar formas de desmerecer a mensagem. Nunca recebem a mensagem como para si, a mensagem é sempre para os outros. Adultos espirituais usam da humildade para receber a palavra do Senhor, ainda que seja uma dura palavra de correção. Sabem que precisam ser edificados, precisam de mudanças, precisam crescer a cada dia, por isso, recebem a disciplina do Senhor com o coração grato, ainda que seja uma dura disciplina.

(7) Só gosta dos benefícios, mas nunca das responsabilidades

Crianças espirituais só vão à igreja, só são crentes para conseguir algum tipo de benefício. Quando o assunto é sério, quando se fala em evangelização, em contribuição, em vida cristã, em perseguição, etc., logo "dormem" ou preferem mudar o foco do assunto. Elas gostam apenas dos benefícios que o reino de Deus pode lhes dar, mas nunca das responsabilidades. Adultos espirituais encaram a obra de Deus com seriedade. São sim beneficiados, pois Deus é bom, mas assumem seu papel com ousadia e trabalhando duro. São envolvidos na obra, participam ativamente e não se esquivam de seu papel no reino de Deus.

O post 7 características que mostram que você ainda não saiu do leitinho espiritual apareceu primeiro em Esboçando Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário