Ele lhes disse: "Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os corações de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus". Lucas 16:15

Lembra quando havia propagandas de cigarros na televisão? Sempre tinha um homem muito bonito, com um carro maravilhoso e uma linda mulher do lado e, para finalizar, ele estava fumando a marca que fazia a propaganda. Assim, passava-se a imagem de que o homem bem sucedido, fuma, tem um carrão e uma linda mulher para mostrar aos outros. Não há mais propagandas de cigarros, mas há outras que passam a mesma imagem, sobre o que é ser feliz, bem sucedido, admirado e aprovado pelos outros. Gosto de olhar as propagandas porque elas sempre revelam a ideologia desse sistema que vivemos.

Jesus disse já na sua época que tudo o que tem valor para os homens é detestável aos olhos de Deus. Isso significa que muitos ou quase todos os valores divulgados nesse mundo não são aprovados por Deus. Ideia de liberdade, beleza, felicidade, prosperidade e outras andam na contramão do cristianismo ou, pelo menos, do verdadeiro cristianismo. Até aqui tudo bem porque sempre soubemos que a Bíblia contesta muita coisa que é pregada e divulgada pela mídia como valor, mas esse não é o real problema. A crise maior está no fato de que nós cristãos nos deixamos levar por essa ideologia muitas vezes. Há muitos que gostam da falsa liberdade pregada por aí. Há os escravos da estética e beleza divulgadas como padrão pelos meios de comunicação de massa e pior, a prosperidade, exibição de roupas caras e carros caríssimos viraram motivo de orgulho para muitos cristãos. Diante dos homens lá estão essas pessoas aprovadas por tudo o que conseguiram e orgulhosamente exibem, mas diante de Deus, quanta tristeza.

Como cristãos, jamais podemos esquecer que vivemos na contramão do mundo. Ainda que nos agrade a ideia de sermos bonitos e prósperos, isso não deve ocupar lugar de destaque em nosso coração. Aliás, nosso coração não deve estar nessas coisas. Elas tem que ser complementares e não essenciais, porque a essência do cristianismo não é juntar tesouros aqui, mas é o amor, o altruísmo, a misericórdia, a alegria de Deus, o servir, a pureza de coração e de vida. O resto é resto.