20 novembro 2016

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA A PALAVRA DE DEUS


Elias e a Viúva de Sarepta

Posted: 19 Nov 2016 06:00 PM PST


I Reis 17: 2 – 11


INTRODUÇÃO

Durante o reino de Acabe houve um período de grande seca, pois não chovia sobre a terra há três anos e meio, e isso estava acontecendo por causa dos pecados cometidos por Israel. No entanto, Deus sustentou o profeta Elias naqueles dias difíceis.
A situação daquela época, era semelhante ao que tem ocorrido hoje em dia, pois o mundo vive um longo período de seca espiritual e não tem chovido nos corações das pessoas, porque o pecado tem reinado na vida de muitos. Mas apesar de tudo isso, o Senhor tem sustentado o seu povo e o tem abençoado. Isso ocorre à medida que o povo do Senhor obedece à sua Palavra.

DESENVOLVIMENTO

·       Vai-te e vira-te para o oriente ... - Diante das dificuldades por que passa o mundo e todos os que vivem nele, nós precisamos seguir as orientações e a direção do Senhor para nossas vidas. O orienteaponta para a direção onde o sol nasce, de onde vem a luz e o calor que dá vida a tudo. Jesus é como sol, que trás a revelação e a bênção que vivifica o nosso coração e nos sustenta na caminhada, mesmo com lutas e provações. Esta é a direção que devemos seguir para vencer todas as barreiras da vida.

·       Esconde-te junto ao ribeiro de Carite ... - Junto ao ribeiro, Elias encontrou água por muitos dias e sobreviveu no período de seca. O ribeiro representa o Espírito Santo, e nós só vamos sobreviver espiritualmente nestes tempos de dificuldades, se estivermos escondidos junto ao Espírito de Deus, pois só Ele tem a água viva que sacia a sede das nossas almas.

·       Eu ordenarei aos corvos que te tragam pão e carne ... - Em todos os lugares de Israel faltava alimento, menos no palácio do rei Acabe, e foi de lá que os corvos trouxeram pão e carne para o servo do Senhor, conforme a sua ordem. Apesar das privações por que muitos passam, Deus tem providenciado recursos e sustento para seu povo, retirando-os do próprio governo.

·       Levanta-te e vai a Sarepta ... a uma mulher viúva – Mesmo com todo o sustento e providências de Deus, Ele não quer que o necessitado permaneça sozinho neste mundo, por isso neste processo, chega o momento em que o Senhor o conduz para a igreja, pois lá ele contará com a ajuda do corpo, com a assistência daqueles que foram chamados antes dele, e que passaram pelas mesmas situações. Ninguém consegue sobreviver espiritualmente sozinho neste mundo. Sem a ajuda da igreja e sem a participação no corpo, isto é impossível. Ainda que a pessoa tenha muito conhecimento e experiência, vai chegar o dia em que o ribeiro vai secar.

·       E chegando à porta, eis que ali estava uma mulher viúva apanhando lenha ... - Como reconhecer, em meio a tantas, a igreja para onde o Senhor quer nos conduzir?      A igreja verdadeira é aquela que está na porta (Jesus) e apanhando lenha (realizando a obra de evangelização, testemunhando, assistindo o necessitado, etc.). Esta é a igreja que tem o Pão (a Palavra revelada) e a Água (a bênção e o refrigério do Espírito).

CONCLUSÃO

Por mais que se esforce no mundo, o homem não consegue o sustento suficiente para atender às suas necessidade espirituais. Ele precisa estar na igreja, na comunhão do corpo, onde será ajudado pelos seus membros, onde receberá os benefícios do Poder do Sangue de Jesus (seu Espírito que opera na igreja) e da sua Palavra revelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário