11 dezembro 2016

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Andando em liberdade

Posted: 10 Dec 2016 05:05 AM PST

Andando em liberdade
Texto: Salmo 119:41-48

Introdução: Sexta estrofe do Salmo 119 – Este sermão enfoca a ideia de liberdade.

Como se pode dizer que temos liberdade quando somos obrigados a seguir a lei de Deus?

Muitos estão confusos com isso hoje. Mas o salmista conectava a lei e a liberdade.

1. O que significa andar em Liberdade (v. 45)

A. Nossa sociedade coloca grande ênfase na liberdade - da tirania governamental, das restrições morais e das doutrinas religiosas
B. No entanto, Davi se aproxima da liberdade de uma perspectiva diferente - intimamente ligada à lei de Deus (verso 45)
C. Se quisermos servir a Deus, podemos ser livres (1 Pedro 2:16) - dos governantes anti-Deus (Atos 5:29); da "moral" sempre em mudança da sociedade (Provérbios 29:18); da religião humana (Colossenses 2:20-23)
D. Seguir o Senhor é o caminho da liberdade (2 Coríntios 3:17) se nós apenas o reconhecermos como tal (João 8:36) - caminhamos em liberdade, submetendo-se ao Senhor e somente a Ele

2. A caridade amorosa de Deus nos permite responder a adversários (v. 41-42)

A. O salmista expressou o desejo de receber a bondade e a salvação de Deus (v. 41) - isto seria feito através da palavra
B. Davi descreveu uma situação em que ele estava sendo envergonhado por um adversário (v. 42) - às vezes, enfrentaremos zombaria, ridicularização e outras formas de perseguição (1 Pedro 4:12)
C. Neste contexto, devemos estar preparados para dar uma resposta para a nossa esperança (1 Pedro 3:14-16)
D. Não só isso, mas precisamos lembrar que, em última análise, as palavras de nossos adversários não têm sentido (Mateus 5: 11-12, Romanos 8:33)

3. Comprometa-se a falar e agir de acordo com a lei de Deus (v. 43-44)

A. Davi queria que a palavra de Deus estivesse em sua boca (v. 43) - pronta para ser dita; exige que a palavra esteja em seu coração (Provérbios 4:23, Lucas 6:45)
B. Davi estava determinado a guardar a palavra de Deus continuamente - em uma base contínua (Atos 2:42)
C. Ele também estava determinado a guardar a palavra de Deus para sempre e sempre - interminável; não só por um tempo; até a morte (Apocalipse 2:10)

4. Não fique envergonhado da Palavra de Deus quando diante dos reis (v. 46)

A. Já observamos como não devemos ser intimidados por governantes anti-Deus (Atos 5:29, ver Eclesiastes 10:4, Mateus 10:28)
B. No entanto, lembre-se que Davi escreveu isso - ele era um rei; estes não eram superiores a ele, mas companheiros
C. A lição para nós é que não devemos nos envergonhar de falar sobre a palavra de Deus quando entre nossos companheiros (Mateus 10: 32-33)

5. Ame a Lei de Deus (v. 47-48)

A. Expressões como essas nesses versículos são de esperar - mas é especialmente importante neste contexto; nenhuma contradição entre amar a lei de Deus e andar em liberdade
B. Muitos rejeitam a lei de Deus porque querem liberdade - mas na realidade, aqueles que rejeitam a lei de Deus e a liberdade que vem seguindo-a não são livres
C. Todas as pessoas servirão a algo ou alguém - senão for Deus, então será pecado (João 8:31-34; Romanos 6:16); o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23); a salvação vem quando seguimos a palavra de Deus (v. 41)

Conclusão

A. A liberdade é uma ideia atraente para a maioria das pessoas
B. A verdadeira liberdade é encontrada seguindo a lei do Senhor

Nenhum comentário:

Postar um comentário