03 janeiro 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Considere seu chamado

Posted: 02 Jan 2017 10:09 AM PST

Considere seu chamado
Texto: 1 Coríntios 1:26

Introdução: Paulo falou aos coríntios da "palavra da cruz" (1 Coríntios 1:18) e disse que muitos a rejeitaram, mas eles a aceitaram. No entanto, eles precisavam permanecer fiéis. Para encorajá-los a permanecerem fiéis, ele lhes disse: "Considerai o vosso chamado" (1 Coríntios 1:26). Devemos fazer o mesmo se esperamos agradar ao Senhor e sermos salvos no final.

1. Qual é o nosso chamado?

A. Somos chamados pelo evangelho (2 Tessalonicenses 2:14) - o evangelho seria pregado em todo o mundo (Marcos 16:15); é o poder de Deus para a salvação (Romanos 1:16)
B. No entanto, para o mundo, o evangelho é loucura (1 Coríntios 1:18) - mas para os que estão sendo salvos é o poder de Deus; a diferença é a nossa reação a ele
C. Como fomos chamados pelo evangelho (2 Tessalonicenses 2:14), somos chamados a nos conformarmos com o evangelho - o fundamento do evangelho é a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo (1 Coríntios 15:3-4); devemos nos conformar com isso (Romanos 6:3-6)
D. Esta é a nossa vocação - crer em Cristo, obedecê-Lo, e andar de tal maneira a agradá-Lo; alguns responderão a este chamado, mas muitos o rejeitarão

2. Aqueles que rejeitam o chamado

A. Os que são sábios segundo a carne - seguem a sabedoria do mundo; não podemos conhecer Deus através da sabedoria mundana (1 Coríntios 1:21, Jeremias 10:23); o conhecimento torna arrogante (1 Coríntios 8:1); querem o que os outros não têm e não podem obter
B. Os que são poderosos segundo a carne – a palavra significa poderoso ou forte; é a ideia de que o indivíduo, devido à sua força, não precisa de nada (Apocalipse 3:17); ele pensa muito de si mesmo (Romanos 12:3) e não pensa que precisa de Deus (2 Crônicas 26:16)
C. Os que são nobres segundo a carne - significa nascer de uma família nobre; os judeus se orgulhavam de sua herança, mas ser descendente de Abraão não é suficiente (Mateus 3:9); este orgulho na herança não se limita aos judeus (orgulho de família, raça, nação, status econômico, etc.); qualquer razão para nos gloriarmos na carne é inútil (Filipenses 3:4-8)

3. Aqueles que atendem o chamado

A. Aqueles que aceitam a sabedoria de cima – a sabedoria de Deus (Provérbios 8:22); pode ser obtida seguindo a verdade da palavra de Deus (Provérbios 8:32-33; 23:23); devemos andar como aqueles que são sábios (Efésios 5:15); feito por obedecer à palavra de Deus (Tiago 3:13, 1:22)
B. Aqueles que são fortes no Senhor - podemos fazer todas as coisas através de Cristo que nos fortalece (Filipenses 4:13); fortalecei-vos no Senhor, tomai toda a armadura de Deus (Efésios 6:10-17); nós estamos lutando contra um poderoso inimigo (Efésios 6:12), mas nós esmagadoramente conquistamos através de Cristo (Romanos 8:36-37)
C. Aqueles que nasceram de novo como filhos de Deus – o grande privilégio de serem Seus filhos (1 João 3:1); aqueles que creem em Cristo têm o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1:12), embora nem todos exerçam esse direito (João 12:42-43); podemos nascer de novo (João 3:3-5); Isso nos permite obter uma herança eterna (1 Pedro 1:2-4)

Conclusão

A. Paulo disse aos irmãos em Corinto para considerar o chamado - Nós também devemos considerar o nosso chamado
B. Fomos chamados pelo evangelho - chamados a viver de acordo com o padrão de Deus encontrado no evangelho
C. Muitos rejeitam o chamado do evangelho - aqueles que valorizam as coisas do mundo
D. Não seja como eles - lembre-se de como é melhor em Cristo (sabedoria, poder, nobreza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário