15 janeiro 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


Grande fé

Posted: 14 Jan 2017 08:48 AM PST

Grande fé
Texto: Mateus 8:10, 26

Introdução: Jesus falou de alguns como tendo grande fé e outros tendo pouca fé. Qual é a diferença entre estes dois tipos de fé? E como medimos essas descrições de fé? Como cristãos, se examinarmos a nós mesmos, provavelmente encontraremos semelhanças em ambas as categorias. Onde temos grande fé, devemos continuar. Onde temos pouca fé, precisamos melhorar.

No sermão anterior nós abordamos pouca fé. Neste sermão, vamos ver o que a Bíblia chama de grande fé.

1. A grande fé reconhece a própria inadaptação (Mateus 8:6-8)

A. Jesus ofereceu-se para ir à casa do centurião - ele recusou porque sabia que ele não era "digno de ter [Jesus] sob o seu telhado" (Mateus 8:8)
B. A grande fé reconhecerá a grandeza de Deus (Isaías 55:8-9, 1 Coríntios 1:25, Salmo 100:3)
C. Nos leva a reconhecer nossa insignificância diante dEle (Salmo 8:3-4) - resulta em humildade (1 Pedro 5:6)

2. A grande fé reconhece o poder de jesus (Mateus 8:8)

A. O centurião cria que Jesus poderia curar seu servo com uma palavra - mesmo à distância (Mateus 8:8)
B. A grande fé reconhece que não há limite para o poder do Senhor (Efésios 3:20, Lucas 1:37) - também reconhece o poder de Sua palavra (Hebreus 4:12)
C. Devemos entender que Ele é o criador do mundo (Hebreus 11:3) - também entendemos que somente Ele tem o poder de destruir o mundo (2 Pedro 3:7)

3. A grande fé reconhece a autoridade de jesus (Mateus 8:8-9)

A. Como um centurião no exército romano, este homem estava muito familiarizado com o conceito de autoridade - da perspectiva de dar e receber ordens
B. Ele acreditava que Jesus tinha autoridade de Deus - toda autoridade foi dada a Cristo (Mateus 28:18)
C. A grande fé nos levará a respeitar sua autoridade (Colossenses 3:17)

4. A grande fé recusa ser afastada (Mateus 15:21-28)

A. Evidentemente, os discípulos ficaram irritados com esta mulher (Mateus 15:23) - mas ela persistiu para conseguir o que ela procurava do Senhor (Mateus 15:28)
B. A persistência é um traço que os fiéis devem ter - ex: parábola sobre a oração (Lucas 18:1-8, ver Romanos 12:12)
C. Precisamos de persistência para "avançar para o alvo" e "alcançar a ressurreição" (Filipenses 3:10-14)

5. A grande fé recusa ser ofendida por Jesus (Mateus 15:24-28)

A. Alguns teriam ficado ofendidos pelas palavras de Jesus se estivessem na posição desta mulher (Mateus 15:26) - ela poderia ter se ofendido, mas ela se recusou a se ofender porque sabia que Jesus era o único que poderia ajudar
B. Em outra ocasião, muitos se afastaram de Jesus por causa de um "duro discurso" (João 6:60, 66) - mas Ele era o único que podia lhes oferecer "as palavras da vida eterna" (João 6:68)
C. A grande fé aceitará as palavras de Jesus em vez de se ofender por elas e se desviar (Mateus 11:6)

Conclusão

A. Importante notar sobre essas características de grande fé - qualquer pessoa pode desenvolvê-las, mas devemos
B. Reconhecer - a nossa indignidade, o poder e a autoridade de Cristo
C. Recusar - ser afastado ou ficar ofendido

Nenhum comentário:

Postar um comentário