25 janeiro 2017

Esboço de Sermão

Esboço de Sermão


O Propósito da Igreja

Posted: 25 Jan 2017 02:17 AM PST

O Propósito da Igreja
Texto: Mateus 28:18-20

Introdução:

A. A maioria das igrejas e denominações locais ficaram confusas quanto ao seu propósito para a existência.
1. Elas se tornaram clubes sociais (onde a elite da sociedade se junta para ser vista e promover suas carreiras). Observe como poucos médicos, professores, advogados, empresários e políticos se unem às verdadeiras igrejas do Novo Testamento.
2. Elas se tornaram centros de entretenimento. (Seus programas e música refletem o humor e as prioridades do mundo)
3. Elas se tornaram refúgios seguros para os pecadores. (Os pecadores, tanto perdidos como salvos, não são confrontados com seu pecado e, portanto, continuam neles)
4. Eles se tornaram bancos onde os dízimos e ofertas dos santos agora descansam em contas. (Deus nunca quis que o dinheiro permanecesse no banco enquanto um mundo está morrendo sem Cristo e os missionários estão lutando para chegar ao campo)
5. Houve um tempo em que a igreja era um lugar para os ricos mostrarem a sua elegância na moda de vestuário, mas agora é o contrário. (Hoje, a igreja se tornou um lugar onde as pessoas usam suas roupas casuais, juntamente com sandálias e chinelos)

B. Apesar de muitos facetados, o trabalho ou propósito da igreja local é simples. Tornou-se complexo e confuso devido à confiança nos programas e ideias dos homens. O homem sempre pensa que Deus precisa de ajuda e tenta melhorar seu proposito para a igreja.

C. Há muitas razões para esta farsa, mas eu temo que as principais razões são:
1. Dinheiro! As pessoas pensam que Deus está quebrado e precisa delas implorando por Ele. Eu não imploro por dinheiro! Deus disse que se ele estivesse com fome, Ele não nos contaria. As ofertas e dízimos são assuntos de Deus e assim é a manutenção da igreja. Nós ensinamos ao nosso povo que Deus suprirá todas as suas necessidades e então implorará por Ele.
2. Números! Os homens igualam os números na igreja tanto à bênção quanto à espiritualidade. Nem sempre! Eu vejo igrejas enormes que são tão mundanas quanto um jogo de baralhos. Igrejas que estão cheias de membros perdidos. Então eu vejo algumas das maiores igrejas na área que estão duas vezes mortas e arrancadas pelas raízes. Se Deus estivesse procurando uma igreja para se juntar, Ele passaria longe.

D. Quero observar esta noite para 4 Propósitos da Igreja:
1. Evangelização (ganhar alma e missões)
2. Edificação (ensino)
3. Exortação (encorajamento)
4. Exaltação (adoração)

1. Evangelização - A maioria dos membros da igreja não estão pessoalmente envolvidos no evangelismo.

Mateus 28:18-20 "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos"

Atos 1:8 "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"

a. IR - Tanto em casa como no estrangeiro. Deus ainda está procurando cristãos que estão dispostos a se entregar para Deus e trabalhar em Sua colheita.
1) A ordem de Deus exige isso - Mateus 28:18-20
2) A compaixão de Deus deseja isso - Mateus 9:35-38
b. Ensinar e pregar
1) Eles merecem ouvir - Marcos 16:15 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura".
2) Eles devem ouvir antes de crerem - Romanos 10:13-17 "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas! Mas nem todos deram ouvidos ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo"

C. Batizar (Sobre a profissão de fé: não aspersão infantil, porque eles ainda não podem aceitar a Cristo Jesus pela fé. Ser batizado não é problema para as pessoas quando as pessoas são verdadeiramente convertidas)
Atos 2:41 "De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas".
Atos 8:36-38 "E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou"
Atos dos Apóstolos 9:18 "Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado"

2. Edificação ou Ensino - A maioria dos membros da igreja não estão pessoalmente envolvidos na Edificação e Ensino.

Mateus 28:18-20 "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos".

1 Timóteo 3:15 "para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade"

a. Através da pregação da Bíblia - o ensino não é um substituto para a pregação. A poderosa pregação da Palavra condena o coração!
b. Através do ensino da Bíblia - a pregação não é um substituto para o ensino! O ensino da sã doutrina estabiliza os santos!

3. Exortação ou encorajamento - A maioria dos membros da igreja não estão pessoalmente envolvidos na Exortação e Encorajamento.

1. A exortação do povo de Deus - Hebreus 10:22-25 "cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia"

2. A exortação da palavra de Deus - 2 Timóteo 4:2 "prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino"
Hebreus 13:22 "Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas palavras"

4. Exaltação ou Adoração - A maioria dos membros da igreja não estão pessoalmente envolvidos na Exaltação e na Adoração.

Salmo 100:1-5 "Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração"

1. A adoração de louvor - "com jubilo"
2. A adoração com hinos - "cântico"
3. A adoração do entendimento de Sua Pessoa - "sabei"
4. A adoração de ação de graças - "ação de graças"

Instruções sobre a Ceia do Senhor

Posted: 24 Jan 2017 08:39 AM PST

Instruções sobre a Ceia do Senhor
Texto: 1 Coríntios 11:23-34
Introdução: Paulo deu aos irmãos em Corinto instruções sobre a Ceia do Senhor, corrigindo também alguns erros sobre ela. É importante nos lembrar periodicamente de temas como este. Precisamos observar a Ceia do Senhor corretamente.

1. As instruções foram dadas pelo Senhor (1 Coríntios 11:23)

A. Paulo recebeu isso do Senhor - o que ele ensinou foi o mandamento do Senhor (1 Coríntios 14:37); nós também temos o registro fornecido nos evangelhos (Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20)
B. Isto não é uma questão de tradição humana - é-nos dito para não se apegar a tradição humana (Mateus 15:6-9); em vez disso, essa era uma tradição divinamente dada (2 Tessalonicenses 2:15); essas tradições devem ser mantidas

2. Memorial da morte de Jesus (1 Coríntios 11:23-26)

A. O pão representa Seu corpo - pães ázimos (Mateus 26:17, Êxodo 12:14-15); corpo preparado por Deus (Hebreus 10:5, 10); Ele sofreu e sentiu dor como todos nós (Hebreus 4:15)
B. O copo representa Seu sangue - fruto da videira (Lucas 22:17-18); o derramamento de sangue era necessário para o perdão (Hebreus 9:22, 14; Efésios 1:7); nós podemos ser purificados pelo sangue que Ele derramou em Sua morte (Colossenses 1:20)
C. Quando observamos a Ceia do Senhor, proclamamos Sua morte (1 Coríntios 11:26) - muitas coisas para lembrar de Jesus (nascimento, vida, ensino, ressurreição, ascensão, autoridade, retorno); no entanto, o foco da Ceia do Senhor está em Sua morte; este foi o propósito que Ele deu para ela
D. Nós nos empenhamos nesta prática até que Ele venha (1 Coríntios 11:26) - enquanto o mundo permanecer (2 Pedro 3:10); esta é uma prática regular observada no primeiro dia de cada semana (Atos 20:7)

3. Deve participar de maneira digna (1 Coríntios 11: 27-32)

A. Não pode ser feito irrefletidamente - devemos examinar a nós mesmos para ter certeza de que estamos participando da maneira correta (lembrando a morte de Jesus); ninguém pode nos examinar porque ninguém pode conhecer nossos corações (1 Coríntios 2:11)
B. Paulo estava falando sobre participar de uma maneira que é indigna (1 Coríntios 11:27) - não sobre um sentimento de indignidade; Paulo reconheceu sua própria indignidade (1 Timóteo 1:12-15; 1 Coríntios 15:9); todos nós pecamos (Romanos 3:23) e não merecemos a graça de Deus (Lucas 17:10), mas ainda devemos participar; devemos estar certos de que estamos focalizando nossas mentes como deveríamos
C. Seremos responsabilizados pela maneira como participamos (1 Coríntios 11:29) - se não conseguimos discernir corretamente o corpo; este é um sinal de doença espiritual (1 Coríntios 11:30, ver Hebreus 10:26, 29); o Senhor nos disciplina por esta fraqueza (1 Coríntios 11:32) através deste ensinamento (1 Coríntios 11:27-29, ver 2 Timóteo 3:16-17); se recusarmos aceitar a correção, seremos condenados como o mundo (1 Coríntios 11:32)

4. Para ser celebrada na assembleia (1 Coríntios 11:33)

A. O lugar apropriado para a Ceia do Senhor está na assembleia (Atos 20:7) - nenhuma autoridade para tirá-la da assembleia, por mais bem-intencionadas que sejam as pessoas
B. Espere um pelo outro - não significa que não podemos participar a menos que todos estejam presentes; significa que damos a todos a oportunidade de participar (1 Coríntios 11:21)

5. Não corromper a ceia do Senhor (1 Coríntios 11:34)

A. A igreja em Corinto corrompeu a Ceia do Senhor - transformou-a em uma refeição comum (1 Coríntios 11:22); há um momento apropriado para satisfazer a fome, mas não quando a igreja se reúne
B. Não apenas que mantemos a Ceia do Senhor e as "refeições de comunhão" separadas - esses irmãos as haviam combinado (1 Coríntios 11:20-22), mas isso não era a única coisa errada; fizeram das refeições parte da função da igreja; estes pertencem ao reino da casa (1 Coríntios 11:34)
C. Não respeitar a Ceia do Senhor e o trabalho dado pela igreja resulta em condenação (1 Coríntios 11:34)

Conclusão

A. A Ceia do Senhor é o memorial que Jesus estabeleceu para que nos lembrássemos da Sua morte
B. É importante que a observemos a cada dia do Senhor e participemos de maneira digna diante dEle

Nenhum comentário:

Postar um comentário