Leia Gênesis 11

Estes homens edificavam Babel, eles não queriam espalhar-se contrariando a Vontade de Deus. Estavam cheios de autoconfiança, e queriam a glória do próprio nome. No entanto o Senhor os frustra a todos. Vejamos em alguns pontos as atitudes destes homens:

1 – Confiavam em suas capacidades: Eles dizem: "vinde", "façamos", "edifiquemos". Tais verbos indicam uma confiança no próprio braço. Como é tola a autosuficiência para executar planos que desafiam a vontade Daquele que nos mantêm!

2 – Buscavam sua própria glória: Eles dizem: "tornemos célebre o nosso nome". Queriam que o nome deles fosse honrado pela obra que intentavam realizar. O ensino geral das Escrituras é que Deus deve ser glorificado em suas obras e não nós. Ele é o Senhor, o Único Deus, portanto a Ele toda a glória (Dt 6:4,5; Ex 20:1-5). No entanto o homem pecador é idolatra, pois adora si mesmo.

Apesar de que os homens procuram exaltar-se em vez de dar glória a Deus, o Senhor Soberano sempre prevalece. No caso de Babel Ele confundiu a linguagem o que fez com que eles tanto interrompessem o projeto pecaminoso, como seguissem o plano de Deus de povoar a terra. Nunca devemos crer que não precisamos de Deus em nossos planos, mas humildemente em tudo reconhecer a completa Soberania de nosso Deus. Nesta questão devemos sempre ouvir a Tiago:
"Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna." (Tg 4:13-16).

PROCURANDO A VERDADE BIBLICA