"Senhor, tu és o nosso refúgio, sempre, de geração em geração. Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus." (Salmos 90.1-2)

Podemos viver nossas vidas por nós mesmos. Podemos nos amparar em nossas percepções e experiências. Podemos seguir o mapa da história de nossa família. Podemos procurar conhecimento e sabedoria no que disseram os que nos antecederam ou nos que viveram o que não vivemos. Há muitas coisas que podemos fazer para otimizar nossa vida. Para vivermos com sabedoria e evitarmos os equívocos que poderiam comprometer nossas oportunidades, visto que a vida é breve. Desde muito tempo, sabe-se lá quando, nós seres humanos procuramos responder à pergunta: como viver a vida da melhor forma possível? Afinal, ela é finita e todo dia gastamos minutos e horas preciosas que jamais poderemos recuperar. Queremos fazer de nossa vida uma grande vida, afinal, a "vida é muito curta para ser pequena" (Benjamin Disraeli)

Moisés, o auto do Salmo 90, encontrou em Deus a chance de fazer da vida o que de melhor ela poderia ser. Para a vida de fato valer, muitos podem ajudar, mas Deus é indispensável! Ele o refúgio, o lugar seguro, de todos os seres humanos, de todas as gerações. Ele sabe o que é a vida humana, pois foi quem a criou. E se não fosse por isso, também saberia por testemunhar a vida de todos os seres humanos em seus dramas, conquistas e peculiaridades. Ele é Pessoa Eterna e nós, pessoas passageiras.

Moisés conheceu e experimentou a presença de Deus em sua vida. O Deus Eterno cabe na vida de seres temporais! Moisés experimentou Seu cuidado e propósitos e isso o transformou. Viu-se envolvido nos planos divinos e sua vida ganhou valor eterno. Deus continua o mesmo: Ele Se envolve com pessoas para fazer delas bênçãos e de suas histórias, dádivas. Mesmo breve, a vida pode ser cheia de sentido. Mesmo temporal, pode ser cheia da eternidade. Não importa quanto se tem se na vida temos a Deus, se confiamos em Sua vontade e se vivemos pela fé. Viver pela fé é arriscar-se a seguir a voz de Deus, uma voz que ouvimos pessoalmente e ninguém mais! E então cremos e a seguimos e, ao olhar ao lado, percebemos que não estamos sozinhos! Há muitos outros no caminho conosco, pois ouviram, creram e seguiram a mesma voz! Assim como foi com Moisés.

DEVOCIONAL IBPC