pes_de_jesus

"E disse-lhes: Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer." Lucas 22:15

Esta seria a última Páscoa que Jesus celebraria com os discípulos. De certa forma, também os discípulos mudariam seu modo de ver a festa a partir daquele momento. Foi a noite em que novos símbolos entrariam para a história – o pão e o vinho! Seria uma noite difícil, mas era o preço da redenção. A Páscoa seria suplantada pela Ceia do Senhor! O Cordeiro de Deus seria sacrificado.

A Ceia suplantaria a Páscoa porque nesta, uma nação foi liberta do cativeiro político. Mas a Ceia anunciava a libertação oferecida a todos as tribos, povos, línguas e nações! A Páscoa livrou os judeus do cativeiro egípcio mas não impediu que outros cativeiros chegassem e, exatamente naquele momento em que Jesus celebrava com seus discípulos a festa da libertação, os judeus estavam sob o cativeiro romano. Mas a Ceia anunciava uma libertação eterna. Como disse Paulo, uma ação de Deus que transportaria pecadores do reino das trevas para o Reino do Filho Amado. Jesus estava prestes a redimir os pecadores – redimir significa comprar de volta – e o preço seria sua vida. Como costumamos cantar, "foi pago um alto preço".

O cordeiro pascal, levado para a morte sem poder resistir ao sacrifício, seria substituído pelo Cordeiro de Deus, que se entregou ao sacrifício e à morte embora pudesse resistir. E assim sofreu as agressões, as dores, os castigos e por fim, a cruz. Tudo em substituição a cada ser humano, para que fossemos libertos. A Páscoa sem a Ceia não faz sentido algum para nós, pois não sabemos o significado de ser escravo no Egito, mas sabemos o significado de ser escravo do pecado. E na Ceia, não celebramos o fim do cativeiro, celebramos o Cordeiro que nos libertou, morrendo para que pudéssemos viver.

Por isso, adore o Cordeiro. Sua mais significativa adoração é viver seu dia livre do pecado – pois foi para isso que Jesus morreu por nós, para que, libertos do pecado, fossemos feitos servos da justiça (Rm 6.18). Ele já pagou o preço de sua redenção. Aceite o perdão e recuse-se a carregar a culpa, pois o Cordeiro de Deus entregou-se por nós.

DEVOCIONAIS DIÁRIOS