25 junho 2017

Mente - Vivendo o Evangelho



“Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos” (Efésios 1:18)


Confesso que esse versículo talvez não seja 100% focado no que eu tinha em mente, mas por “algum motivo” não consigo sair dele. O nosso entendimento reside na nossa mente, portanto na alma. Não é parte do nosso corpo físico, embora use nosso cérebro como instrumento ou ferramenta, talvez até como motor. Não é totalmente espiritual também, embora haja revelações espirituais que entrem em nosso entendimento. Mas meu foco nesta meditação é na iluminação dos olhos do entendimento.


Eu tenho me negado a ler, ver e ouvir tudo que for contrário à minha fé. Sejam livros, filmes, séries, músicas, apresentações, lugares, companhias, hábitos, comidas… tudo, tudo, tudo que tentar agredir o que Deus me revelou nestes quase 30 anos de caminhada com Ele, eu evito veementemente.


Alguns me chamam de quadrado, inflexível, dizendo que não tenho a mente aberta. Sabe de uma coisa? Eles tem razão. A Bíblia manda renovar a mente (Romanos 12) e não mantê-la aberta. Sou o único responsável, escolhido e capacitado pelo próprio Deus, para uma missão intransferível - preservar o que Dele recebi. Se eu ficar ofuscando os olhos da minha mente (entendimento) com luzes estranhas, vou ficar míope, vesgo, sei lá o quê. Perderei meu foco, minha capacidade de julgamento, minha visão.


Dou uma dica para os que acham isso radical e pensam ser impraticável: vai fundo. Assista TV, leia livros de outras doutrinas, veja filme ruim, ouça música mundana, se pendure na internet, vai fundo. MAS para cada minuto poluindo seu entendimento reponha com um minuto de leitura bíblica e meditação na Palavra de Deus. Um para um é justo, não é? Então, se o filme durar duas horas, leia a Bíblia por mais duas horas. Arrisque tentar para ver o que enche mais.


Deus me deu uma semente, uma boa semente, para ser preservada ao ponto de estar sadia no momento da semeadura. Se eu comê-la, peco. Se eu sufocá-la, peco. Se eu esquecer dela no meu depósito, peco. Tudo, qualquer coisa, que eu faça além de zelar por ela e semear no momento certo, peco. Não quero pecar, pelo menos não naquilo que posso evitar e naquilo que nitidmente será pecado.


Uns gritam, eu não me empolgo tanto. Uns dançam, eu não curto. Uns saltam, eu sou mais pacato. Uns se calam, eu falo. Uns se amedrontam, eu enfrento. Eu sou eu, não sou mais ninguém. O que Deus me deu é responsabilidade minha, quer tenha dado a milhões de outros ou não. Se eu for o único depositário de uma revelação maravilhosa ou só tenha entendido o que qualquer tonto já tenha entendido, ainda assim serei eu.


Aprendi há algum tempo que o fato de existirem notas falsas de R$50 não significa que todas o sejam. Pelo contrário, se há algo falso, inspirou-se no verdadeiro. O mover de Deus, as manifestações espirituais, a ação de Deus neste mundo, a revelação do Pai em Sua Palavra - tudo isso tem sido atropelado por manifestações fingidas, homens sem escrúpulos, doutrinas furadas, muita barra forçada. Ainda assim sirvo a um Deus que é Deus e não deus. Os ministros falsos não invalidam os legítimos, os milagres fingidos não invalidam os atos de Deus, a palavra falsa e torcida não invalida a verdadeira Palavra. Nego-me a crer nisso, Deus continuará sendo Deus.


Independentemente da forma doutrinária que crermos, o que não podemos fazer é tornar normal e natural o que não é - o sobrenatural de Deus. A conversão é o maior e mais incomparável milagre de todos os tempos na história do universo. Para mim é superior ao milagre da criação do universo. A decisão de Deus usar homens como eu, misericórdia, é um grande milagre de amor por parte Dele. O fato de ter lugar no céu por toda eternidade para um tonto com eu, Aleluia!, é milagre. Tudo isso é verdade, por mais que na vida de alguns seja falso. Para mim não é.


O pensamento é o seguinte: ainda que fosse necessário ir para o céu sozinho morar com Cristo (o que não é verdade, para Glória de Deus) AINDA ASSIM EU TERIA DE CRER NELE. Isso é o verdadeiro evangelho na minha vida. Não um conjunto de regras, mas o poder de Deus para transformação salvadora aos que crerem.


“Senhor, obrigado porque o os olhos do meu entendimento receberam a Tua luz. Agora cabe a mim preservar iluminado, mas não me é nada fácil. Por favor, me ajuda e me ensina a fazer isso.“

 
http://www.ichtus.com.br/dev/2017/06/05/mente-vivendo-o-evangelho/

Nenhum comentário:

Postar um comentário