11 novembro 2017

A esperança que assegura


A esperança que assegura
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..." (Hebreus 11:1).

A fé é o fundamento sólido em que descansamos enquanto aguardamos o cumprimento das promessas de Deus.

Um homem idoso em seu aniversário de setenta e cinco anos, recebeu um convite para voar sobre a pequena cidade de West Virginia, na qual ele passou toda a vida. Embora nunca tivesse voado antes, o homem aceitou a graciosa oferta.

Depois de circular pela cidade por cerca de vinte minutos, o piloto devolveu o passageiro com segurança ao solo. O neto do homem o cumprimentou com entusiasmo, perguntando: "Você estava assustado, vovô?" "Não", ele respondeu timidamente, "mas em nenhum momento abri os olhos".

Ao contrário do vovô hesitante, a verdadeira fé confia plenamente em seu objeto. Para o cristão, isso significa descansar em Deus e em Suas promessas. Essa é a principal característica de cada indivíduo fiel listado em Hebreus 11; a galeria dos heróis da fé. Todos eles creram em Deus e responderam de acordo com a fé.

Muitas vezes, as pessoas confundem a fé com um anelo melancólico de que algo, por mais improvável que seja, acontecerá no futuro. Mas "fundamento" em Hebreus 11:1 fala de essência e realidade - a coisa real, em oposição à mera aparência. A fé, portanto, envolve certeza absoluta.

Por exemplo, os santos do Antigo Testamento tinham a promessa de um Messias vindouro que tiraria o pecado. Eles criam em Deus, mesmo que a compreensão que eles tinham do Messias fosse incompleta e um pouco vaga. Eles sabiam que suas esperanças se cumpririam, e essa certeza dominava suas vidas.

O mesmo é verdade para os crentes do Novo Testamento. Pedro disse: "a quem, sem o terdes visto [Cristo], amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas" (1 Pedro 1:8-9).

A tendência natural do homem é confiar apenas nas coisas que ele pode ver, ouvir, tocar ou provar. Mas nossos sentidos físicos podem mentir, enquanto Deus não pode mentir (Tito 1:2). Muito melhor é crer em Deus e confiar em Suas promessas.

Quais promessas de Deus são especialmente significativas para você hoje? Agradeça-o por elas e reafirme seu compromisso de viver com base em Sua Palavra.

Leia Hebreus 11 e observe todas as promessas divinas que você encontrar. Para obter uma compreensão mais completa de cada uma, encontre outras referências das Escrituras que mencionem as mesmas promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário