11 novembro 2017

Aprendendo a Verdade

 
Aprendendo a Verdade
"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça" (2 Timóteo 3:16).

A Escritura é um manual da verdade divina.

Este mês consideramos muitos benefícios das Escrituras. Segundo Timóteo 3:16 enumera mais quatro benefícios que serão o foco de nossos estudos quando concluiremos este mês: ensinar a verdade, repreender o pecado e o erro, corrigir o comportamento e instruir em justiça.

Nós abordamos cada um desses, até certo ponto, em nossos estudos anteriores, mas eles garantem uma discussão adicional desse versículo, que é a declaração mais concisa das Escrituras sobre seu próprio poder e propósito.

Primeiro, a Bíblia é proveitosa para o ensino. A palavra grega traduzida como "ensino" refere-se mais ao conteúdo do que ao processo de ensino. A Escritura é o manual de Deus da verdade divina para modelar nossos pensamentos e ações.

Como crente, você tem a capacidade de entender e responder às Escrituras. Isso porque o Espírito Santo habita em você e transmite discernimento espiritual, sabedoria e compreensão (1 João 2:27). Você tem "a mente de Cristo" (1 Coríntios 2:16).

Mas ter a capacidade de entender a verdade espiritual não garante que você exercita essa habilidade. Deus disse aos israelitas através do profeta Oséias: "Meu povo é destruído por falta de conhecimento" (4:6). Sua verdade estava disponível para eles, mas eles ignoraram e viveram em desobediência.

Ouvi dizer que muitas pessoas lamentavam que poderiam ter evitado muita dor se apenas conhecessem a Bíblia mais completamente - se elas tivessem reservado tempo para aprender o que Deus esperava delas em uma situação particular. Talvez você tenha se sentido assim. A melhor maneira de evitar cometer esse erro no futuro é saturar fielmente com oração, paciência e por completo sua mente com a verdade bíblica, e disciplinar-se para viver de acordo com seus princípios.
Esse é o desafio para toda a vida, mas é a única maneira de se beneficiar com o ensino bíblico e evitar angustias desnecessárias.

Eu oro para que você seja encorajado hoje enquanto estuda a Palavra de Deus e aplica-a diligentemente a sua vida.

Peça a Deus para usar as circunstâncias que você enfrenta hoje para atraí-lo para mais perto de Ele e motivá-lo a cavar mais fundo em Sua Palavra.

Leia Êxodo 24:1-8.

Qual foi a resposta dos israelitas à Palavra de Deus?

Qual é a sua resposta a Palavra de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário