21 janeiro 2018

O QUE FAZER QUANDO NÃO HÁ SAÍDA

 
Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o campo junto ao mar. Ex 14-1.2

De que forma você reagiria se, em algum momento, tivesse de enfrentar um problema de solução humanamente impossível? Procuraria controlar as suas emoções ou entraria em pânico? Pediria ajuda a alguém ou continua ria indiferente, agindo como se nada houvesse acontecido? Naturalmente, cada um de nós tem uma maneira de agir quando se depara com algum problema.

ADVERSIDADE É: Situação adversa; contrariedade. Infortúnio, desgraça, infelicidade.

I. AO PERCEBEREM QUE ESTAVAM SEM SAÍDA, OS ISRAELITAS:
DESCOBRIRAM QUE ESTAVAM EM UMA SITUAÇÃO DE RISCO
Os carros de Faraó estendiam-se a perder de vista, os arqueiros ansiavam por vingar o nome do Egito. Eles encontraram os israelitas junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Peor (Êx 14.6,7,9).

FORAM DOMINADOS PELO MEDO
Eles tiveram medo do exército de Faraó (Êx l4.l0a).
Nota cultural - O medo não é uma reação patológica, mas um instinto de proteção e auto- preservação. Muitas vezes, no momento em que nossa vida está sob perigo, Deus pode intervir a nosso favor, realizando algum milagre.

PENSARAM EM RECUAR
Os israelitas estavam acampados em Pi-Hairote, quando começaram a murmurar (Éx 14.12).

ATITUDES QUE DEVEMOS TOMAR QUANDO NÃO EXISTEM MAIS SAÍDAS

ENFRENTAR O PÂNICO- O medo é um sentimento muito comum na vida de qualquer ser humano. Contudo, ter medo de sair de casa, de dormir de frente para a janela, de entrar em ônibus, de estar em ambientes escuros ou de permanecer dentro de elevadores caracteriza um tipo de neurose que precisa ser curado por Jesus, mesmo que com a ajuda de um especialista.

NUNCA DESISTIR DE CLAMAR- Quando não encontramos solução para os problemas, devemos clamar a Deus (Êx 14.l0b).

CONTROLAR O MEDO- Moisés ordenou ao povo que não tivesse medo de Faraó. (Êx 14.13a).

FICAR QUIETOS - Moisés ainda falou ao povo convencendo-o a manter-se quieto, calmo, e esperar o tempo de Deus agir em nossas vidas. (Êx 14.13b).

CONFIAR NO SENHOR- Devemos ter fé de que Ele peleja por nós (Êx 14.14).

SEGUIR EM FRENTE- A ordem de Deus para o povo de Israel foi: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem (Êx 14.15b).

USAR A AUTORIDADE ESPIRITUAL- Moisés usou a sua autoridade espiritual quando levantou a vara diante do mar (Êx 14.16).

Os propósitos de Deus para a nossa vida. Ele muitas vezes nos leva em direção às adversidades:

PARA QUE SEJAMOS VITORIOSOS
Nenhuma adversidade acontece na vida do cristão com o propósito de derrotá-lo (Êx 14.17,18).

PARA QUE O INIMIGO SAIBA QUE O SENHOR É O ÚNICO DEUS
O povo de Israel temeu ao Senhor quando viu o exército de Faraó submergir no mar (Êx 14.3 1).

PARA QUE DEUS SEJA GLORIFICADO
Quando somos abençoados, Deus é exaltado em nossa vida. Em Êxodo 14.19, lemos que o anjo se pôs também à frente do povo, mostrando com isso que Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida.

Se você está enfrentando tribulações, se tem algum problema cuja solução seja humanamente impossível, não desista: clame a Deus, siga em frente, não deixe que o medo o domine, confie no Senhor e use a autoridade recebida de Jesus Cristo.

Extraído Por Litrazini

Nenhum comentário:

Postar um comentário