15 fevereiro 2018

A Necessidade da Unidade - Série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento

A Necessidade da Unidade - Série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento
Texto: Efésios 4:11-16

Introdução: Na semana passada começamos a série:Igreja - Um modelo do Novo Testamento. Nós observamos os meios de entrada na igreja através de Cristo, a porta. Esta oportunidade está disponível pela graça através da fé no Senhor Jesus Cristo.

Uma vez que se ingressa na igreja, se ingressa no corpo de Cristo, mas, o que vem depois? Muitos faltam entendimento ou se contentam em permanecer onde estão como bebês em Cristo. Esta nunca foi a intenção de Cristo para a igreja. Como descobriremos, cada membro é dotado individualmente de habilidades que ajudam no crescimento e no ministério da igreja. Igrejas saudáveis são compostas por aqueles que identificaram seus dons e talentos e se comprometeram a usar seus dons e talentos para complementar dons e talentos variados de outros. Juntos em unidade, e usando nossos dons e talentos ativamente é essencial para a prosperidade e o crescimento da igreja.

Examinemos os aspectos do serviço cristão essencial para a igreja enquanto observamos: A Necessidade da Unidade.

I. A Provisão Concedida. V. 11-12

- Paulo falou da provisão graciosa de nosso Senhor em equipar a igreja e providenciar a sua saúde espiritual e prosperidade. Observe:

A. As Posições. V. 11 – “E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres”. À medida que o Senhor concebeu soberanamente a igreja, Ele ofereceu aos líderes vários dons para atender às diversas necessidades que ela enfrentava. Há muito que poderíamos discutir neste versículo. Não tenho medo de lidar com a verdade que revela, mas falta o tempo em nosso sermão hoje para lidar com isso de forma suficiente. Para este sermão, basta dizer que o Senhor proveu aqueles em cargos de liderança para atender às necessidades da igreja.

B. As Expectativas. V. 12 – “tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”. Paulo continua a revelar as expectativas de dons únicos e variados entre a igreja. Estes dons individuais são fornecidos para:

Aperfeiçoamento dos santos - Tem a ideia de preparação dos santos. Deus usa vários dons espirituais dentro da liderança para preparar e equipar os crentes para servir dentro da igreja. Muitas igrejas têm a ideia de que o ministério é reservado exclusivamente para pessoal remunerado. Isso certamente não é bíblico, mas não é culpa da igreja inteiramente. Os homens de Deus são chamados a preparar os que estão dentro da igreja para serem usados por Deus. Somos chamados a fazer discípulos que fazem discípulos.

Obra do Ministério - Aqueles em liderança devem preparar os crentes para realizar o trabalho do ministério. A responsabilidade de trabalhar na colheita deve ser compartilhada por todos os que compõem o corpo de Cristo. Se você é salvo pela graça, é parte da igreja, espera-se que você esteja envolvido nos esforços ministeriais da igreja. Como descobriremos, há um trabalho para todos executarem.

Edificação do Corpo de Cristo - Espera-se que a igreja encoraje e apoie aqueles dentro do corpo. Ela é responsável por seu crescimento contínuo e prosperidade. Feito isso, o Senhor fornecerá os recursos e habilidades que precisamos, mas espera que nos envolvamos no trabalho de edificação da igreja e perseguindo seu crescimento contínuo!

II. O Propósito Revelado. V. 13-15

- Aqui encontramos o propósito por trás desses esforços coletivos. À medida que a igreja está equipada, cumprindo seu ministério, afeta o corpo como um todo. Observe:

A. Nossa Santidade. V. 13 – “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Este deve ser o objetivo de cada pastor e toda igreja do Novo Testamento. Paulo fala em essência de nossa santificação, nossa conformidade com a imagem de Cristo. A igreja não pode descansar até que todos estejamos unidos na fé, possuindo um conhecimento íntimo de Cristo, sendo amadurecidos nEle e permanecendo na plenitude da Sua graça.

- Atualmente estamos avançando, mas este é um processo sem fim. Sempre há espaço para o crescimento espiritual contínuo e a necessidade de discipular outros na fé.

B. Nossa Estabilidade. V. 14 – “para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro”. Paulo estava bem ciente dos implacáveis ​​ataques contra a igreja e dos perigos que apresentavam. O crente é responsável por ser convicto na fé - sabendo o que eles creem e por que eles creem. Ouvir uma mensagem de vez em quando não é suficiente. Pastores e evangelistas não podem se contentar em simplesmente proclamar a verdade que abraçaram, mas garantir que o corpo abraçou e compreendeu essas verdades também. A igreja é responsável por equipar e treinar seus membros na doutrina sadia e bíblica.

- Os ventos de heresia e falsas doutrinas continuam a soprar. O inimigo procura infiltrar e corromper todas as igrejas que creem na Bíblia. Devemos nos firmar na fé e certezas da verdade doutrinária. Nosso mundo está cheio com aqueles que procuram apresentar uma alternativa ao Evangelho. Individual e corporativamente, devemos ser fundamentados na Palavra, e nos manter firmemente sobre ela! Congregações divididas em doutrina são alvos fáceis de ataque e derrota.

C. Nossa Sinceridade. V. 15 – “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Paulo pediu que a igreja de Efésios permanecesse comprometida com o Evangelho, disposta a proclamar a verdade em amor. Eles deveriam permanecer na Palavra, em todas as áreas da vida. Não se esperava comprometer a verdade, mas sempre agir com graça e compaixão. Esse compromisso com a sã doutrina serviria para amadurecer na fé.

- Nós também devemos estar unidos ao compartilhar a verdade. Vivemos em uma cultura que nega a existência da verdade absoluta. Eles se recusam a abraçar qualquer coisa que não seja consistente com seu modo de vida. Aqueles que defendem a Palavra de Deus são muitas vezes vistos como hostis e sem instrução. A pressão para se adequar às ideias e filosofias da cultura moderna continuará a aumentar. Devemos permanecer sinceros na fé e comprometidos com a verdade. Ao compartilhar a verdade em um mundo que não abraça a verdade genuína, devemos fazê-lo com amor e graça. Uma atitude arrogante e condescendente não alcançará ninguém, mas a verdade consistente, falada no amor, sim!

III. O Desempenho Desejado. V. 16

“...do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor”. Finalmente, Paulo falou da necessidade e benefício da unidade entre a igreja. Unidos, podemos prosperar; dividido vamos cair. Observe:

A. A Necessidade da Unidade - “...do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas”. Paulo pinta uma bela imagem da unidade dentro da igreja. O corpo inteiro se junta, unido de acordo com o plano divino de Deus. Cada peça fornece ou contribui para o trabalho do ministério. Cada membro está presente, em seu lugar, e contribuindo com os dons individuais que receberam. Não há nada faltando dentro do corpo. Toda área de serviço tem aqueles que são dotados naquela área particular, e eles contribuem com os dons e talentos que possuem. O corpo está completo, e cada membro do corpo ajuda a garantir a saúde e a prosperidade do corpo como um todo.
- Deus dotou o corpo para cumprir seu chamado. Se cada membro compartilhar seus dons para o bem do corpo, e o trabalho do ministério, podemos ser bem-sucedidos em completar nossa missão.

B. A Natureza da Unidade - “...do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte”. Paulo revelou que nossa unidade e as contribuições individuais dependiam do trabalho do Senhor através de nós. Assim como a mão não funciona de forma independente do braço, não podemos prosperar no ministério sem a ação do Espírito dentro de nós. À medida que o Espírito trabalha dentro de nós, desenvolvendo nossos dons específicos, compartilhamos nossos dons juntamente com outros, e o corpo funciona como deveria.

C. A nutrição através da unidade. V. 16 – “do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor”. À medida que trabalhamos juntos, cada um contribuindo para o bem de todo o corpo, o corpo como um tempo aumenta e é fortalecido. Paulo sabia que fontes externas poderiam ajudar e afetar as contribuições de cada membro para o bem do corpo, mas a saúde do corpo descansava principalmente na contribuição de seus membros.

- Eu sei que, em última análise, dependemos do Senhor pela graça e força que precisamos, mas a saúde desse órgão local depende principalmente do compromisso de seus membros. Nossas contribuições, ou a falta delas, têm um impacto direto no corpo. Quando funcionamos como deveríamos, o corpo inteiro se beneficia. Temos a habilidade, através do trabalho do Espírito, de encorajar e fortalecer esse corpo local. Eu quero contribuir com tudo o que posso para nutrir e fortalecer a congregação que estou convocada para servir. Todos nós trabalhamos juntos, mas podemos crescer juntos para o bem e a glória de Deus!

Conclusão: Se você é salvo pela graça, você é dotado para servir dentro do corpo de Cristo. Todos os dons não são os mesmos, mas todos se complementam e são necessários para um corpo saudável. Nossa condição espiritual individual afeta a saúde geral da igreja.

Você está ciente de seus dons espirituais? Você está empenhado em usar esses dons e talentos para edificar a igreja e alcançar aqueles que ainda não foram salvos? Você está crescendo em sua fé e, por sua vez, fortalecendo a igreja como um todo? Se houver necessidades em sua vida, busque o Senhor por força e orientação. Foi dito que uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco. A igreja é tão forte espiritualmente quanto aqueles que a compõem. Devemos estar perto do Senhor e ficar juntos em unidade para ser eficaz no ministério.

Se você ainda não é salvo, responda ao chamado para a salvação. Venha ao Senhor com fé e arrependimento, e seja salvo hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário