02 fevereiro 2018

O Senhor é o Meu Pastor - Salmo 23

Texto: Salmo 23:1
"O Senhor é o meu pastor"
Introdução: O vigésimo terceiro Salmo é provavelmente o mais conhecido e mais amado de todas as passagens das Escrituras. Seu tema principal ilustra um dos nomes de Deus. “Jeová - Rohi”. O Senhor protege, provê, dirige, guia e cuida do seu povo. Deus cuida de nós ternamente como um pastor poderoso e paciente.

I. O Senhor é o meu Pastor

A. Ele é o Senhor (e não apenas qualquer senhor...).
[post_ad]

1. O Deus dos Céus.
2. Aquele que é eterno.
3. O Santo de Israel.
4. O Deus imutável.
B. Ele é o pastor.
1. No Antigo Testamento, as ovelhas morreram pelo pastor. No Novo Testamento, O Pastor morre pelas ovelhas.
2. Jesus é o nosso pastor três vezes.
a. O bom pastor. (João 10:11 ).
b. O grande pastor. (Hebreus 13:20).
c. O supremo pastor. (I Pedro 5:4)
3. Ele morreu para salvar as ovelhas - Salvação.
4. Ele vive para proteger as ovelhas - Segurança.
5. Ele vem para recompensar as ovelhas – Serviço
C. Nós somos Suas ovelhas - A natureza e os hábitos das ovelhas as tornam muito diferente da maioria dos outros animais.
1. Ovelhas é objeto de propriedade, não é um animal selvagem.
a. Único animal doméstico que não pode existir sem o homem.
b. Cavalos, cães, gatos deixados a si mesmos se tornarão selvagens.
c. As ovelhas não, elas serão mortas por lobos ou pelo inverno.
2. Como ovelhas, nós somos:
a. Propriedade (de Deus).
b. Propriedade adquirida.
c. O preço foi grande (sangue).
3. Somos comparados com ovelhas. (Salmo 100:3) "Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto”.
a. Não é possível treiná-las para fazer qualquer coisa.
b. Elas são indefesas.
c. Elas não têm nenhum senso de direção.
1) Uma vez perdida não pode encontrar o caminho de volta.
2) Deve ser trazida de volta pelo pastor; deve ser encontrada pelo Pastor.
d. Elas são facilmente perturbadas.
1) Uma pequena coisa as assusta.
2) Propensas a desviar.
3) Fracas, muito pouca força.
D. Ele é o "meu pastor"
1. Eu sou seu... Identificado com ele. Não há "e se" "e" "mas", ou "Eu espero que sim”. (Salmo 18:2) "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio”.
2. Somos Seus.
a. Por criação.
b. Por redenção (me comprou).
c. Por sustentação (me guia pelo seu Espírito e me mantém com o seu poder).
3. Ele é meu 

II. Nada me faltará.

A. Não, nada me faltará muito... nada me faltará!
1. Suas riquezas são insondáveis​​.
2. Sua alegria é indescritível.
3. Seu poder é ilimitado.
4. Sua fidelidade é infalível.
5. Sua palavra é inabalável.
6. Seu amor é imutável.
B. Isto significa que, com Cristo como meu pastor, não há necessidade que Ele não possa suprir.
1. Quando o pão cessa. ("O homem não vive só de pão")
2. Quando a fadiga vem. ("Trabalhamos a noite toda e nada apanhamos")
3. Quando a carteira está vazia. (o peixe e a moeda)
4. Quando o lobo vem (Ele dá a sua vida pelas ovelhas)
Uma menina citou o Salmo 23 assim: "O Senhor é o meu Pastor, Ele é tudo que eu quero”.

Conclusão: Este é um verso da bondade e da graça de Deus. Ele apresenta uma analogia do pastor e sua provisão total para as suas ovelhas. A capacidade nunca está na ovelha, mas no pastor. Nós somos como ovelhas indefesas e totalmente dependentes do pastor. Quando passamos pelo vale Ele está conosco.

Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário