15 fevereiro 2018

Um Conselho Prático

“Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe.” (Provérbios 22:29)
Quem não ouviu alguma vez alguma pregação ou palestra que exaltavam a José e Daniel, personagens bíblicos, por terem se destacado na sua esfera profissional? Certamente reconhecemos que Deus abençoou a José na sua tarefa de administrar a casa de Potifar e posteriormente de governar o Egito. Reconhecemos também a bênção de Deus sobre Daniel que se destacou entre os líderes da Babilônia.
A Bíblia tem outros exemplos de pessoas que foram mencionadas pelas suas habilidades e capacidades. Essas capacidades abriram as portas da promoção e da prosperidade. Algumas vezes abriu as portas do governo da nação e da liderança do povo.
Atualmente, vivemos no Brasil um tempo de contrastes. Frequentemente ouço falar sobre a quantidade enorme de desempregados, triste situação que afeta a toda a sociedade e que, já ouvi falar, acaba por aumentar o índice de criminalidade, que tanto nos assusta.
Por outro lado, ouço, também frequentemente, às vezes com tons de entusiasmo nos jornais, da quantidade de vagas disponíveis.
Mas tem uma coisa que tenho ouvido e experimentado há muitos anos: como muitas empresas estão tendo dificuldades para preencher suas vagas. Elas, simplesmente, não conseguem encontrar pessoas capacitadas e/ou comprometidas para os cargos disponíveis.
Independentemente de a quem você atribui a culpa por isso, quero, como cristão, olhar para a situação pelos olhos da oportunidade.
Veja o caso de José, por exemplo. Faraó estava enfrentando uma escassez de pessoas que tivessem a habilidade de interpretar sonhos (veja só, já naquela época tinha muita gente disponível mas sem as qualidades necessárias). José já tinha experimentado receber sonhos de Deus e sabia onde procurar ajuda para interpretá-los. E não só isso. A interpretação abriu a oportunidade de propor a Faraó um plano para administrar os eventos previstos pelo sonho. Faraó, olhando para José, pergunta “Quem melhor para dirigir este plano senão você que já demonstrou a experiência na administração do patrimônio de Potifar?”
Quando Deus abriu a oportunidade, José já tinha o conhecimento e a experiência necessária para aproveitá-la.
Mas quando eu olho para o nosso sofrido povo brasileiro, vejo um oceano de pessoas despreparadas para as oportunidades que a vida possa oferecer. A maioria mal passou pelas escolas e, quando o fez, mal aproveitou para aprender o que estava disponível.
Quero que você avalie comigo a seguinte situação: uma pessoa da família trabalha em uma empresa que precisa de pessoas experientes na área de vendas de projetos. Faz meses que estão tentando preencher as vagas.
Sabe onde as pessoas fracassam na seleção? Elas não conseguem passar no teste de Língua Portuguesa e Matemática.
Mesmo que os candidatos sejam experientes na área de vendas, a empresa não contrata pois não pode ficar pagando alguém para revisar tudo o que o profissional escreve antes de mandar para os clientes e não podem ficar revisando os cálculos dos projetos. Eles precisam que o profissional seja confiável.
Pode ter certeza, este não é um caso único.
O meu conselho prático é: aprimore e estimule seus filhos e netos a dominarem a Língua Portuguesa e a Matemática. Essas duas habilidades farão cada vez mais diferença para você e para eles no futuro. Não precisa se tornar um professor de português nem um mestre matemático. Domine a capacidade de escrever claramente e sem erros básicos. Domine as operações básicas de matemática e o cálculo financeiro.
Já ouviu o ditado que “em terra de cego quem tem um olho é rei”? Então, em um oceano de desempregados que mal conseguem entender o leem, dominar a sua língua e a capacidade de cálculo farão de você um profissional diferenciado.
“Senhor, ajuda-me a ser fiel fazendo a minha parte na preparação para as oportunidades que Tu trarás para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário