17 março 2018

O Caminho para a Estabilidade – Série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento


O Caminho para a Estabilidade – Série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento
Texto:Atos 2:42-44

Introdução: Hoje quero concluir nossa série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento. Mais uma vez, estamos no livro de Atos, imediatamente após o Pentecostes. O Senhor subiu de volta ao Pai, e o Espírito chegou, enchendo os fiéis. A presença e o poder de Deus foram evidentes entre a igreja em Jerusalém, e milhares de pessoas chegaram a fé em Cristo. Atos 2:41 “De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas”.

Neste momento, a igreja estava em seus estágios infantis. Embora ela fosse muito jovem, ela também era muito pura. Neste ponto, as preferências e estigmas dos homens ainda não influenciaram a igreja. As pressões da cultura moderna ainda não haviam feito sua marca na igreja. Ela nasceu no poder do Espírito e Deus estava multiplicando seus números de forma milagrosa.

Infelizmente, muito poucas congregações locais se assemelham muito à da igreja primitiva. Estamos a milhares de anos de distância e forçados a lidar com as influências introduzidas em meu homem. Ao invés de tentar imitar a igreja "bem-sucedida" do bairro ou cidade, precisamos padronizar nossas vidas e ações segundo o modelo bíblico. Se a igreja deve possuir o poder de Deus e impactar nossa cultura moderna, devemos procurar assemelhar-se à igreja primitiva. Precisamos adotar o modelo do Novo Testamento em vez do modelo popular e contemporâneo.

Ao concluir a série: Igreja - Um modelo do Novo Testamento, quero examinar as disciplinas exercidas pela igreja primitiva enquanto consideramos: O Caminho para a Estabilidade. Primeiro descobrimos:

I. O Compromisso Deles com a Doutrina. V. 42

“...e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Imediatamente após o milagroso nascimento da igreja, descobrimos que eles se uniram no compromisso firme com a doutrina dos apóstolos. Isso fala do ensinamento e pregação da Palavra pelos apóstolos. A igreja primitiva colocou a prioridade na Palavra de Deus. Era considerada como a prioridade entre eles.

- Agradeço o compromisso com o Palavra aqui na nossa congregação. Ela é vista como a prioridade entre nós. No entanto, devemos continuar a proteger o nosso compromisso com a Palavra e nunca permitir que nada substitua a sua preeminência entre nós. Muitas congregações deram a pregação e o ensino da Palavra um lugar mais baixo de ênfase nos seus cultos e atividades. Muitos substituíram a ênfase na Palavra com música, drama e entretenimento. Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem: "Tivemos um ótimo culto hoje. O pregador nem chegou a pregar". A cultura moderna quer nos fazer acreditar que Deus faz o seu melhor trabalho entre a igreja durante os cultos de música ou algum tipo de entretenimento. Isso pode gerar uma sensação de excitação e atrair a carne, mas certamente não se encaixa no modelo do Novo Testamento. Muitas congregações criaram uma geração de cristãos anêmicos, analfabetos da Palavra, porque não havia ênfase no ensino da doutrina sadia. João 8:31 “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos”.

II. A Comunhão Deles através da Unidade. V. 42

“...e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. Seguindo o compromisso com a sã doutrina, encontramos sua comunhão através da comunhão. Isso fala muito mais do que reunir sob o mesmo teto, ou sentar-se no mesmo banco. Isso traz a ideia de "companheirismo que envolve a participação". Isso fala de "parceria e compartilhamento". Eles desfrutavam da companhia uns dos outros. Havia uma sensação de comunidade entre a igreja primitiva. Eles se beneficiavam uns dos outros e ajudavam-se mutuamente a crescer e amadurecer na fé.

- Nós também devemos continuar nosso compromisso de companheirismo entre nós. Nós enfrentamos muito na vida que é impossível suportar sozinho. Todos precisamos da força e benefício da comunidade dentro da igreja. Eu sou alentado no final de nossos cultos. Muitos de vocês não parecem apressados ​​em sair. Vocês realmente gostam das relações que se estabeleceu com os outros crentes. Inclusive nos juntamos e nos relacionamos fora dos cultos regulares. Igrejas fortes e estáveis ​​são constituídas por aqueles que desejam a comunidade um com o outro. Quando as igrejas experimentam a divisão, sem uma amizade genuína, são vulneráveis ​​a ataques e muitas vezes fracos na fé. Hebreus 10:24-25 “e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”.

III. A Confiança Deles na Oração. V. 42

“...e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”. A igreja possuía um forte compromisso com a oração, confiante do poder disponível através de uma oração séria. Isso não se refere a alguns indivíduos que buscavam o Senhor em oração, mas um esforço unificado e concertado através da oração. O corpo da igreja reconheceu a urgência de seu tempo e entendeu a necessidade de uma oração fervorosa e corporativa. A igreja em Jerusalém foi construída sobre a sã doutrina e a oração! Eles entenderam bem a necessidade desses elementos essenciais.

- Eu sei que somos uma igreja que ora, mas estou convencido de que podemos ser mais diligentes em nossa oração. Precisamos do compromisso e da determinação da igreja primitiva. A comunidade precisa desesperadamente das orações do povo de Deus, intercedendo um pelo outro e pedindo que o poder e a presença de Deus se movam entre nós, transformando vidas para Sua glória!

- A oração é a ferramenta mais forte para a qual temos acesso e, no entanto, é provavelmente o aspecto menos utilizado na maioria da vida cristã. Eu admito que minha vida de oração poderia melhorar. Todo crente nascido de novo tem acesso ao trono da graça. O Senhor, Jesus Cristo, está sentado à mão direita do Pai, intercedendo em nosso favor. Temos o privilégio de fazer com que nossos pedidos sejam conhecidos por ele. Ele está pronto e capaz de nos ajudar por todas as necessidades e encargos que temos. Devemos fazer da oração consistente e confiante uma prioridade! Ore por aqueles em posição de liderança; ore por aqueles que estão cansados ​​e sobrecarregados; ore por aqueles que ainda não foram salvos pela graça; ore para que permanecemos uma igreja centrada no evangelho, onde a verdade é proclamada e vivida diante dos outros; ore para que Deus trabalhe entre nós de maneira poderosa, usando-nos para a Sua glória!

IV. A Conformidade Deles com Cristo. V. 43a

“Em cada alma havia temor...”. A igreja em Jerusalém não só experimentou um crescimento numérico milagroso, ela experimentou um crescimento espiritual radical. A vida dos crentes foi completamente transformada em Cristo. Todos na igreja possuíam um temor santo e reverente do Senhor. Isso fala de "reverência e respeito enquanto fica espantado e atônito". A igreja estava cheia daqueles que viviam diariamente com um temor reverente ao Senhor enquanto estavam sendo conformes com a imagem de Cristo. Não havia dúvida de que estes tinham sido salvos pela graça. Suas vidas mudaram e cresceram na fé.

- Este aspecto da vida cristã perdeu-se em grande parte nos nossos dias modernos. Os cuidados da vida e a complacência geraram uma abordagem casual à igreja e nosso serviço ao Senhor. Nós não ficamos maravilhados com nosso Senhor. A maioria gasta pouco, ou nada de tempo se preparando para nossos cultos. Há pouca comunhão com o Senhor ao longo da semana. Nós atendemos os cultos de forma regular, sem qualquer expectativa de um movimento de Deus, e geralmente recebemos o que esperamos. O frequentador da igreja comum coloca pouco no culto e recebe ainda menos.

- Estou orando por um movimento do Espírito entre nós que nos sacudirá da complacência e gerará uma fervorosa expectativa de Deus trabalhar entre nós de maneiras que nunca experimentamos. Precisamos ver o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono! Precisamos passar o tempo em comunhão com Ele e em Sua Palavra todos os dias. Precisamos nos aproximarmos dEle, e sinceramente desejarmos que ele ajuste nossas vidas à Sua imagem! Uma igreja que teme ao Senhor verá provas de Seu favor e benção! Aqueles que temem o Senhor experimentarão o incrível poder de Deus em suas vidas.

V. A Credibilidade Deles entre a Sociedade. V. 43b

“Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos”. À medida que a igreja vivia com temor do Senhor, ela experimentou o seu poder incrível entre eles. Os apóstolos foram habilitados a realizar grandes milagres dentro da sociedade. Mesmo aqueles que estavam fora da fé tinham que admitir que algo sobrenatural estava acontecendo no meio deles. Deus estava operando e era evidente para todos verem.

- Não temos o poder de realizar milagres como os apóstolos, mas há um princípio aqui que precisamos abraçar. Embora sejamos limitados, nosso Senhor não é. Ele ainda possui o poder de se mover em nosso meio e revelar Sua presença de maneiras inegáveis. Uma igreja forte e estável será reconhecida dentro da comunidade. Nem todos vão crer, mas correrá a voz que o Senhor está trabalhando entre igrejas fortes. A evidência será inegável. Os crentes viverão de tal maneira que outros reconhecerão sua autenticidade de fé. A igreja terá um testemunho entre a comunidade que não pode ser negada.

- Isso é o que desejo para nós; não para a nossa glória, mas para a gloria do Senhor. Quero que a nossa igreja seja um lugar conhecido pela presença e poder de Deus. Quero que nosso povo seja conhecido por seu amor pelo Senhor e fidelidade a Ele! Não fisicamente falando, mas espiritualmente, eu quero que o Senhor incendeie o lugar para que a comunidade seja obrigada a vir e vê-la arder. Quero que as pessoas saibam sobre as grandes e poderosas coisas que Deus está fazendo em nosso meio! Quero que sejamos conhecidos como pessoas que amam a Deus, um ao outro e a nossos semelhantes. Quero que tenhamos um testemunho sólido e convicto dentro da nossa comunidade.

VI. A Cooperação Deles em Unidade. V. 44

“Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum”.Consideramos este versículo algumas semanas atrás, mas seu significado não pode ser enfatizado. A igreja primitiva possuía uma grande unidade. Eles estavam juntos e tinham todas as coisas comuns. Não havia divisão ou impedimento entre eles. A igreja não era composta de “panelinhas” ou “mini congregações”. Eles abraçaram uma fé e uma visão comuns. Eles estavam juntos, unidos em Cristo. Eles possuíam um propósito convincente e estavam empenhados em avançar juntos.

- Eu vi indivíduos crescer espiritualmente no meio de uma congregação dividida, mas é raro. Se quisermos ser uma igreja forte e vibrante, devemos possuir unidade. Devemos estar dispostos a abraçar uma visão comum e a perseguir um propósito comum. A nossa congregação tem potencial para experimentar crescimento e benção incríveis, mas devemos estar unidos para alcançá-lo. Devemos buscar o bem maior da igreja e a glória de Deus acima de nossas próprias preferências e desejos. Devemos estar dispostos a deixar de lado qualquer coisa que nos impeça de se tornar o que Deus deseja de nós. Unidos, podemos ver uma bênção milagrosa, mas divididos vamos cair. A unidade é essencial para a estabilidade!

Conclusão: Esta foi uma passagem poderosa e convicta. A nossa igreja é uma grande igreja, mas ainda temos espaço para melhorias. O Senhor já falou com você hoje? O que você deseja para o nosso futuro? Você está disposto a se conformar com a vontade de Deus para realizar o Seu propósito para nossas vidas? Se Ele falou com você, atenda ao Seu chamado e responda em obediência. Se você ainda não é salvo, responda ao chamado da salvação para se tornar parte da igreja, o corpo de Cristo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário